Palestras e Workshops

Durante os nove dias irão decorrer dezenas de palestras e workshops, devidamente enquadradas com a temática deste ano, “Que Futuro?”, e a natureza do festival, que procura informar e despertar os seus visitantes para os benefícios do veganismo. Estamos certos de que será muito difícil a escolha pelo que o melhor será assistir a todas as que puder!

Todas os eventos serão online, gratuitos, sem necessidade de pré-inscrição. Teremos uma sala Zoom onde poderás interagir com oradores. Sempre que encha estará disponível ao vivo no Facebook Live. Poderás saber mais detalhes sobre os eventos na nossa agenda Facebook.

Sábado dia 03 de Outubro

Zoom Link: https://us02web.zoom.us/j/83764646592

15h00m – BOLO VEGANO DE CANECA E GELADO EM 3 MINUTOS!

Como muita gente ainda acha que são precisos ovos para fazer crescer os bolos, o VegetariRango vai fazer um Bolo Vegano em apenas 3 minutos, que vai a acompanhar com um Gelado (Sorvete) Vegano com apenas 1 ingrediente! Gostaram? Então, esperamos por vocês neste ShowCooking!
Showcooking por VegetariRango – Flavio Giusti
Criador do 1.º programa de culinária vegana do Brasil. Há mais de 26 anos sem comer carne e há 8 anos vegano, Flavio passa todo seu know-how de forma leve e descontraída, e prova que os veganos não comem só alface! A sua receita mais famosa é a das Coxinha de Jaca (com mais de meio milhão de visualizações no YouTube) e também é conhecido pelas releituras de “Receitas Famosas” na versão vegana como o Big Mac do Mc Donald’s, Nutella, Pizza de Pepperoni do Pizza Hut, etc. Saber mais

17h00m – SEA SHEPHERD: A IMPORTÂNCIA DOS OCEANOS

A Sea Shepherd é uma organização de conservação marinha reconhecida mundialmente pelas suas tácticas de acção directa, e mede os seus resultados baseada no número de vidas salvas. Com a maior marinha privada do mundo e campanhas em todos os oceanos, agora, a organização desembarca em Portugal para realizar campanhas locais e consciencializar o público sobre a importância dos oceanos vivos para todas as formas de vida do planeta.
Palestra por Sea Shepherd PT – Guiga Pirá
Guiga Pirá é um premiado fotógrafo e filmmaker que utiliza a câmara como principal ferramenta para fazer activismo ambiental e de direitos dos animais. Participa das campanhas de acção directa da Sea Shepherd, ao redor do mundo, desde 2012, e, além de fazer parte do Conselho da Sea Shepherd Brasil, em 2019, fundou a Sea Shepherd Portugal. Saber mais

21h00m – À CONVERSA COM RITA BLANCO E HEITOR LOURENÇO

A fechar o primeiro dia de Festival, temos a alegria de vos trazer dois Convidados muito especiais, grandes defensores de todos os animais, e que dispensam apresentações! A Jornalista Helena Castro irá estar à conversa com a actriz Rita Blanco e com o actor Heitor Lourenço, que nos irão falar um pouco da sua experiência, contar como se tornaram vegetarianos e como o respeito pelos animais é um tema central nas suas vidas. Mas… numa conversa destas, nunca se sabe o que poderá acontecer!
Conversa com moderação por Helena Castro


Helena Castro, natural de Alijó (Vila Real – Alto Douro Vinhateiro), é Licenciada em Jornalismo Internacional pela (extinta) Escola Superior de Jornalismo (Porto), passou já pelo Jornal de Notícias, pelo Diário de Notícias e pela RTP. Colabora regularmente com o Porto Canal e trabalha como freelancer, estando a criar o “Gen V”, um novo projecto multimédia direcionado para um futuro mais verde, disponível actualmente no YouTube. Helena foi ovo-lacto-vegetariana desde 2013, é vegana há cerca de um ano e meio, e é colaboradora da Associação Aliança Animal.
Rita Blanco estreou-se como atriz profissional em 1983, com uma lista infindável de extraordinárias participações, passando pelo teatro, pela televisão e pelo cinema, sendo uma das atrizes portuguesas mais conhecidas do público. Defensora dos animais, Rita Blanco mudou de hábitos alimentares por “consciência”, tornando-se vegana.
Heitor Lourenço é um actor português bem conhecido pelas suas actuações nos teatros de Portugal de norte a sul do país, bem como no cinema e na TV. Heitor é vegetariano há muitos anos e apoia e colabora activamente com organizações defensoras dos direitos e bem-estar animal. Também faz parte da Mother Earth Portugal para a protecção do ambiente.

Domingo dia 04 de Outubro

Zoom Link: https://us02web.zoom.us/j/83764646592

2ª Feira dia 05 de Outubro

Zoom Link: https://us02web.zoom.us/j/86976181652

21h00m – VEGANOS DOS 8 AOS 80

Existem, ainda, muitos estereótipos ligados aos defensores dos animais, aos vegetarianos e veganos. Mas como é afinal uma pessoa vegana? Serão saudáveis? Serão felizes? E será o veganismo uma mera moda ou fase da vida que muitos jovens passam? Os nossos Convidados vão conversar com a Elisa Nair e partilhar connosco as suas experiências que, apesar de vividas por gerações tão diferentes, têm algo muito importante em comum! Não perca esta Conversa com duas crianças, uma adolescente, uma mãe e um avô: todos veganos, e todos activistas!
Conversa com moderação por Elisa Ferreira

Elisa Nair Ferreira é Advogada, Activista e vegana pela Causa Animal desde 2012, e Oradora Internacional. É co-fundadora, Vice-presidente e Directora-Geral da Associação Aliança Animal, Directora do movimento Activismo Vegano Eficaz, em Portugal e membro da Comissão organizadora do Veganário Fest.
O João Pedro, nascido no Porto, tem 9 anos. Gosta de jogar futebol e de brincar com os amigos. É vegetariano desde que nasceu. Vegano desde os 4 anos. Gosta muito de seitan, cachorro vegan, algas, massa… Gosta muito de beber “super-sumo” todas as manhãs com pão com manteiga de soja e de amendoim, e sente-se super feliz porque há cinco anos que não fica doente.
A Maria tem 10 anos, 3 irmãos mais novos e são todos vegetarianos, desde que se conhecem. É apaixonada por desporto e pratica ginástica acrobática no Sporting (Club de Torres. Adora desenhar e fotografar e não resiste a tostas de “queijo” com orégãos. Encara o veganismo como uma forma de viver mais natural e feliz e sonha um dia ver todas as pessoas tornarem-se veganas.
Francisca Assunção tem 19 anos, vive no Porto, é estudante Universitária e vegetariana há dois anos. É colaboradora da Associação Aliança Animal e é a autora do Meaningful Flavours, um projecto onde partilha receitas fáceis de fazer, práticas, nutritivas e saborosas e o seu estilo de vida saudável e sustentável, com muitas dicas, motivação e boa informação à mistura. Tal como afirma, é uma “apaixonada por culinária” com “receitas deliciosas para todos”. E, claro, todas estas são 100% vegetais!
Apaixonada pelos animais e amante da natureza. Mãe leoa, a tempo inteiro, de dois filhos, Susana, é vegana há cerca de 5 anos, assim como a sua família. É voluntária do Veganário Fest desde 2017 e faz parte da Comissão organizadora desde 2019. Fundou o espaço Veganário Kids em 2018, com a Aliança Animal, com o objectivo de criar um espaço divertido onde as crianças podem aprender mais sobre como cuidar dos animais e da natureza e a construir um mundo melhor.
Francisco Dias tem 59 anos. Mais conhecido como Chico Dias, o Tio Vegano, por causa do seu Canal de receitas do Youtube, onde actualmente partilha receitas fabulosas veganas, adora cozinhar, conduzir, fotografar e tudo que esteja ligado às tecnologias de informação e multimédia. Depois de um percurso quase inconsciente rumo ao veganismo, deu o passo de se tornar vegano depois de assistir a imagens do que os animais passam para chegar ao nosso prato, passando a ver a vida de uma forma mais consciente, com mais respeito pela natureza e, principalmente, pelos animais.

3ª Feira dia 06 de Outubro

Zoom Link: https://us02web.zoom.us/j/86976181652

21h00m – ALIMENTAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Nov. 2019: alerta subscrito por mais de 11.000 cientistas de 153 países: “A crise climática chegou e está a acelerar mais rapidamente do que a maioria dos cientistas esperava. É mais grave do que o previsto, ameaçando ecossistemas naturais e o destino da humanidade.” A crise climática, o degelo dos pólos, o aquecimento e acidificação dos oceanos, o decréscimo das reservas de água doce, as catástrofes naturais, as pandemias e como as nossas escolhas alimentares podem contribuir para fazer toda a diferença.
Conversa com moderação por José Lobato

José Lobato tem 54 anos, nasceu em Lunda Norte, em Angola, zona de exploração de diamantes. É licenciado em Engenharia de Minas, com mestrado em Inglaterra. Trabalhou 28 anos na Mina de Neves Corvo, e, enquanto Director da Mina, as questões de sustentabilidade ambiental estiveram sempre presentes. Tornou-se activista pelo Planeta Azul, pelo nosso impacto no meio ambiente, no mundo animal, na saúde humana e na justiça social.
Doutorada em Sociologia pelo ISCTE – IUL, Susana Fonseca é fundadora e membro da direção ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, desde janeiro de 2016, onde coordena a área “Sociedades Sustentáveis e Novas Formas de Economia” e onde atualmente colabora. Faz parte do grupo de fundadores da Coopérnico – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, CRL, a primeira cooperativa de energias renováveis em Portugal.
Paulo Alves é licenciado em Geologia e trabalha em Sismologia no IPMA. É vegetariano há cerca de 27 anos. É um dos fundadores da Quinta dos 7 Nomes – Cooperativa ecológica, iniciada em 2007, em Colares, um projecto que tem como um dos seus principais objectivos a promoção da resiliência das pessoas através de cursos e de prácticas que as permitam compreender que as suas necessidades básicas de alimentação, de abrigo, de saúde, entre outras, podem ser asseguradas de forma ecologicamente justa, neste mundo em acelerada transição. Pertence também ao colectivo Climáximo, onde participa no arranque de uma nova campanha sobre Justiça Alimentar.
A Inês Sarmento tem 20 anos e é activista. Há muitos anos que começou a fazer a transição para o regime vegano, que pratica desde há 2 anos. Os motivos desta decisão prendem-se com o ambiente, a crueldade animal e a saúde humana. Está a fazer o 12.º ano. E a tese da área de Biologia foi sobre a Sustentabilidade Ambiental. Faz parte do colectivo Climáximo, que luta pelo clima e, entre outras Campanhas de sensibilização, participou num movimento americano Cancel Animal AG que estabeleceu a relação entre as doenças zoonoticas e as condições de criação e tratamento dos animais na pecuária industrial.
A Luísa Guedes tem 24 anos e é de Barcelos. Desde cedo demonstrou preocupação com o Ambiente e participou em campanhas pontuais. Aos 18 tornou-se vegana, por compaixão, e foi aí que começou a sua caminhada como activista, em Lisboa, com grupos como Acção Direta e, mais tarde, Animal Save Portugal. Actualmente, está dedica-se ao activismo pelo clima, na área do impacto na pecuária, com a Exction Rebellion.

4ª Feira dia 07 de Outubro

Zoom Link: https://us02web.zoom.us/j/86976181652

21h00m – ÉTICA ANIMAL

Os nossos convidados têm desenvolvido uma intensa actividade e produção académica na área da causa animal. Connosco irão tratar de vários temas como porquê rejeitar o Especismo; que práticas e atitudes têm sido desenvolvidas relativamente aos animais explorados para consumo; a necessidade de levar a sério o sofrimento dos animais selvagens; e a importância do futuro na escolha das estratégias para a defesa dos animais.
Conversa com moderação por Sandra Teixeira do Carmo

Sandra Teixeira Do Carmo é Licenciada e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, docente na área das ciências jurídico-filosóficas, participou em várias conferências na área da Ética Animal e na I e II Pós-Graduação em Direito dos Animais da FDUL. Pertence à Comissão fundadora e directiva da Empty Cages, Associação Portuguesa e Espanhola de Direito do Animal e é membro da Animal Ethics (grupo português). A sua principal área de interesse é a Ética Animal com particular ênfase sobre os Deveres que Temos para com os Animais Não-Humanos.
Luciano Carlos Cunha é doutor em Ética e Filosofia política pela Universidade Federal de Santa Catarina e também coordenador das actividades da Ética Animal no Brasil. Na sua tese de doutoramento, abordou a questão das implicações éticas do sofrimento dos animais selvagens em decorrência dos processos naturais. Na sua pesquisa de mestrado, discutiu as abordagens de éticas consequencialistas e deontológicas à questão da consideração moral dos animais não-humanos.
Oscar Horta é Professor de Filosofia na Universidade de Santiago de Compostela, activista pela causa animal, filósofo moral e co-fundador da organização internacional Ética Animal. É orador em diversas conferências e tem vários artigos e obras no domínio do sofrimento dos animais selvagens e do conceito de especismo.
Rui Pedro Fonseca é investigador integrado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia – Instituto Universitário de Lisboa. Os actuais interesses de investigação estão centrados nas representações sobre os ‘animais de produção’ oriundas dos media e do sistema do ensino. Complementarmente, tem trabalhado acerca das práticas e atitudes dos indivíduos (humanos) que lidam com estes animais, quer em contextos de exploração animal, quer através das práticas que envolvem o seu consumo.

5ª Feira dia 08 de Outubro

Zoom Link: https://us02web.zoom.us/j/86976181652

21h00m – NOVOS PARADIGMAS NA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA – A FILOSOFIA REWILDING

O rewilding, ou renaturalização, é uma filosofia de conservação da natureza focada em assegurar ou restabelecer cadeias tróficas funcionais e fomentar processos naturais críticos como a predação, a herbivoria e a necrofagia. Esta abordagem defende que a natureza deve voltar a uma posição em que a intervenção humana constante não é necessária para a sua conservação e gestão. A Rewilding Portugal e parceiros estão a aplicar esta nova abordagem na região do Grande Vale do Côa, um importante corredor de vida selvagem para muitas espécies da região. O trabalho tem por objetivo o reforço desse corredor de vida selvagem, promovendo a recuperação da biodiversidade, assim como uma economia local baseada na natureza mais resiliente e sustentável.
Palestra por Rewildering PT – Pedro Pratas
A Rewilding Portugal é uma organização privada sem fins lucrativos, estabelecida em janeiro de 2019 na Guarda, cuja missão é promover a conservação da natureza por meio de medidas de rewilding em Portugal. Atualmente trabalha nas áreas do Riba-Côa e Beira Alta no norte de Portugal, uma região onde as elevadas taxas de abandono rural criaram oportunidades para trazer a natureza de volta. A Rewilding Portugal é o principal parceiro da Rewilding Europe na área de rewilding do Grande Vale do Côa e está a trabalhar em estreita colaboração com essa entidade para alcançar o objectivo comum de tornar Portugal um lugar mais selvagem.
Pedro Prata nasceu em 1982 e é apaixonado pela natureza em toda a sua extensão. Com um MSc em biologia na Universidade de Lisboa, começou a sua carreira internacional em 2005, ao fazer um MSc em ecologia e evolução na Universiteit van Amesterdam, onde conduziu investigações sobre a recuperação de recifes de coral, esteve ainda envolvido em diferentes projectos no Brasil e nos Estados Unidos e representa a iniciativa Rewilding em Portugal, a desenvolver este projecto para cobrir toda a bacia do Rio Côa.
Saber mais

6ª feira dia 09 de Outubro

Zoom Link: https://us02web.zoom.us/j/86976181652

21h00m – VISÃO DO VEGANISMO PELA SOCIEDADE

Num cenário mundial de pandemia, aquecimento global, florestas e ecossistemas devastados pelo fogo, fome, ao mesmo tempo em que nunca foi tão fácil nos comunicarmos, sobressaem questões perturbadoras: por que a comunicação social, ou mesmo a redes sociais alternativas, não fazem a ligação (óbvia, científica, visível, lógica, matemática) entre o actual consumo insustentável de produtos de origem animal e todas essas consequências? Por que somente dentro das “bolhas” das comunidades veganas o assunto é visto e tratado com a importância que tem? Quais são as nossas falhas na forma de nos comunicarmos?
Conversa com moderação por Sónia Marcelino

Sónia Maria Marcelino é uma activista luso-brasileira, a residir em Portugal! Sente que nasceu vegana por compaixão, tomando essa consciência desde Janeiro de 2015. Foi voluntária nos Veganário Fest de 2014 e 2015 e é membro da Comissão organizadora desde 2016, participando em movimentos de activismo em Portugal, desde Novembro de 2014.
Nuno Alvim é Presidente da Associação Vegetariana Portuguesa e activista pelos direitos humanos, animais e do ambiente. Criou a petição que contribuiu para a aprovação da Lei nº 11/2017, que determina a obrigatoriedade da opção vegetariana em todas as cantinas públicas em Portugal. É também colaborador pontual no jornal Público, e co-fundador da rede Portugal sem Touradas.
Ricardo Laurino é vegano, empresário, consultor empresarial, coordenador da Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais, palestrante, autor do livro “O Último Teste” e apresentador do ZonaV na rádio 89FM, e é o Presidente da SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira.
Carol Destro é vegana desde 2016, activista, comunicadora e terapeuta, dedica-se com amor ao seu canal Carol Vida Vegan e Vegflix. É co-fundadora de projectos como Vivência Vegana e Veg Run Brasil. Mudou de carreira para se dedicar integralmente a trabalhar como activista profissional na Mercy For Animals.

Sábado dia 10 de Outubro

Zoom Link: https://us02web.zoom.us/j/81976897919
(com intérprete nas sessões com orador inglês)

11h00m – GRANDE ALMOÇO VEGANÁRIO

Um dos momentos especiais do Veganário Fest é o grande almoço, onde todos costumamos almoçar juntos, e nesta edição online não podia ser diferente! Deixamos o Convite a todos para se juntarem a nós e cozinharmos juntos com a Maria Aragão, cada um em sua casa, mas a sabermos que estamos por todo o país a almoçar juntos uma ementa 100% saborosa e 100% vegetal, confeccionada com amor!
Entrada: Rojões de Soja
Prato: Açorda de Cogumelos
Sobremesa: Cheesecake em frasco
Workshop por Maria Aragão
Maria Aragão é vegana e activista desde 2004. É autora do livro de receitas e Blog “Omeletas sem Ovos” – Sabores Tradicionais Veganos, e de um novo livro com 60 receitas prestes a ser lançado. É Co-Fundadora e Presidente da Associação Aliança Animal e Directora do Programa da Alimentação “E O SEU RESTAURANTE, JÁ TEM?”. É Formadora certificada pelo IEFP e pela Vegan Gastronomy Academy, com mais de uma centena de Workshops e Formações ministradas. Saber mais

14h00m – O PODER DA COMUNICAÇÃO

Nesta palestra sobre o poder da comunicação, Carol Destro leva-nos numa jornada de empatia e compreensão, partilhando técnicas de comunicação não-violenta, para obtermos resultados positivos para a Causa Animal, e como este é um caminho eficaz para encontrarmos o nosso propósito. Vai falar-nos sobre o grande desafio de envolvermos respeitosamente quem pensa de forma diferente e sobre como potencializar a nossa missão de fazer o mundo um lugar melhor para todos.
Palestra por Carol Destro
Carol Destro é vegana desde 2016, activista, comunicadora e terapeuta, dedica-se com amor ao seu canal Carol Vida Vegan e Vegflix. É co-fundadora de projectos como Vivência Vegana e Veg Run Brasil. Mudou de carreira para se dedicar integralmente a trabalhar como activista profissional na Mercy For Animals.

15h30m – COMO USAR A AS REDES SOCIAIS PARA PROMOVER O VEGANISMO E DEFENDER OS ANIMAIS

John Oberg partilhará da sua experiência algumas reflexões sobre a nossa atitude e dando dicas práticas para os activistas pelos animais utilizarem, aproveitando o poder das redes sociais para defender eficazmente os animais, em todos os momentos, e especialmente nesta época de pandemia.
Palestra por John Oberg
John Oberg é orador, activista vegano, consultor profissional de redes sociais, dedicado a tornar o mundo um lugar mais gentil para os animais, utilizando o poder redes. Em 2019, ele lançou seu próprio projecto independente e financiado por patrocinadores para animais por meio do Patreon para maximizar seu impacto para os animais. Anteriormente, foi Director de Comunicação Social da organização internacional de proteção animal, The Humane League, e Director de comunicações da Vegan Outreach. Em 2019, ele teve dezenas de milhões de visualizações do seu conteúdo nas redes sociais. Saber mais

17h00m – PELO FIM DO TRANSPORTE DE ANIMAIS VIVOS POR VIA MARÍTIMA

Nesta palestra iremos abordar o transporte de animais vivos por via maritima de Portugal para países terceiros e seus repercussões econômicas, ambientais e éticas. Este negócio insustentável do ponto de vista ambiental e inaceitável do ponto de vista ético começou em 2015 e tem tido um crescimento exponencial. Iremos ainda vincar as mais atuais posição veiculadas pela UE.
Palestra por PATAV
Movimento cívico criado em fevereiro de 2017 com o objectivo de por termo ao transporte de animais vivos por via marítima para fora do espaço europeu. A PATAV regista os embarques nos portos nacionais de Setúbal e Sines, denuncia as irregularidades ao poder judicial e legislativo (nacional e da UE) e ainda à comunicação social. Saber mais

18h30m – A CIÊNCIA DA ADVOCACIA ANIMAL: USANDO OS DADOS PARA GANHAR A MUDANÇA DE FORMA MAIS EFICAZ

O Activismo pelas mudanças sociais é frequentemente considerado como uma forma de auto-expressão e é focado em transmitir as nossas crenças e desejos aos outros da maneira mais directa e vigorosa possível. Mesmo quando já é reconhecido que certas abordagens podem ser mais ou menos eficazes, a defesa da mudança social é normalmente vista como uma arte – um campo onde muitas abordagens diferentes são igualmente valiosas, e não há maneiras claras de responder quais são as melhores abordagens. Esta apresentação é sobre como podemos transformar a defesa de animais de uma arte numa ciência, olhando para pesquisas publicadas e para o método científico para orientar as nossas decisões. NIck Cooney analisará alguns exemplos-chave do que os dados dizem sobre como podemos persuadir os outros de maneira mais eficaz a fazer as mudanças compassivas que gostaríamos que fizessem.
Palestra por Nick Cooney
Nick Cooney é sócio-gerente da Lever VC, um fundo de capital de risco que investe em empresas de laticínios e carnes vegetais e cultivadas em células na Europa, Ásia e Estados Unidos, e é um dos Directores da Lever Foundation, uma ONG que trabalha para proteger animais utilizados na pecuária na região da grande China e em toda a Ásia. Anteriormente, ele fundou a The Humane League e co-fundou o Good Food Institute. Ele também é o autor de vários livros sobre defesa animal e mudança social: Change of Heart, Veganomics, e How To Be Great at Doing Good.

21h00m – 9 ANOS DE FORÇA VEGANA

Por que o homem mais forte da Alemanha se tornou vegano e o que aconteceu depois disso. Nesta palestra, Patrik Baboumian levar-nos-á pela sua jornada pessoal, que inspirou milhares de pessoas em todo o mundo. Ficaremos a saber que eventos de vida fizeram de Patrik a pessoa que ele é hoje, bem como algumas informações sobre a ciência por trás do seu sucesso pessoal com uma dieta vegana.
Palestra por Patrik Baboumian
Patrik Baboumian é o vegano mais forte do mundo a fazer a sua jornada para dissipar o mito mais perigoso do mundo. Patrik escreveu dois livros desde que se tornou vegano, há quase 8 anos, e continua a viajar pelo mundo inteiro na sua missão de lutar contra uma falsa imagem de masculinidade.

Domingo dia 11 de Outubro

Zoom Link: https://us02web.zoom.us/j/81976897919
(com intérprete nas sessões com orador inglês)

11h00m – GRANDE ALMOÇO VEGANÁRIO

Um dos momentos especiais do Veganário Fest é o grande almoço, onde todos costumamos almoçar juntos, e nesta edição online não podia ser diferente! Deixamos o Convite a todos para se juntarem a nós e cozinharmos juntos com a Gabriela Oliveira, cada um em sua casa, mas a sabermos que estamos por todo o país a almoçar juntos uma ementa 100% saborosa e 100% vegetal, confeccionada com amor!
Entrada: Chamuças de legumes
Prato: Caril de grão
Sobremesa: Tarte de maçã e ameixa em massa filo.
Workshop por Gabriela Oliveira
Gabriela Oliveira é jornalista e autora da série de livros de receitas vegan Cozinha Vegetariana – 100% Vegetal, composta pelos livros: Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar (2014), Cozinha Vegetariana para Quem Quer Ser Saudável (2015), Cozinha Vegetariana para Bebés e Crianças (2016), Cozinha Vegetariana para Festejar (2017), Cozinha Vegetariana à Portuguesa (2018) e Cozinha Vegetariana Rápida e Prática (2019), publicados em Portugal (Arteplural Edições) e Brasil. Realiza regularmente workshops, tendo criado a Academia Vegan – espaço de culinária, em Lisboa. Saber mais

14h00m – FAZENDO A CONEXÃO: SISTEMA GLOBAL DE ALIMENTAÇÃO DE BASE ANIMAL E PANDEMIAS

O “Relatório de Alimentos e Pandemias” da ProVeg é um trabalho rigoroso que faz a conexão crucial entre a actual crise da COVID-19 e sistema global de alimentação baseado na exploração e consumo de animais, destacando como as nossas escolhas alimentares ajudam a criar uma receita para pandemias zoonóticas. Vamos assistir à apresentação deste Relatório por duas das especialistas, entre muitos, co-autoras do mesmo.
Palestra por Limbania Aliaga e Simone Wanda Lühr

Limbania Aliaga é boliviana e estudou Agricultura, Meio Ambiente E Ciências Da Água. Ela tem experiência em pesquisa na produção de biogás e trabalhou em projectos de desenvolvimento internacional na Bolívia, Costa Rica e Honduras. Ela esforça-se para ser uma ponte entre a ciência e seus beneficiários. Membro da Equipa de Pesquisa e Ciência da ProVeg, ela é co-autora do “Relatório de Alimentos e Pandemias” da ProVeg.
Simone Wanda Lühr é originalmente de Hamburgo, Alemanha. Ela estudou biologia com foco na biodiversidade e ecologia. Desde 2016, trabalha para a ProVeg como membro da equipa de Pesquisa, sendo também co-autora do “Relatório de Alimentos e Pandemias”, e também da equipa de Serviços de Alimentação. Assim, combina o seu interesse em fornecer conhecimento em assuntos de biologia, como a agricultura sustentável, e ajuda a aumentar a disponibilidade e a qualidade de alimentos veganos na restauração comunitária.

15h30m – SAÚDE E FITNESS VEGAN

O Rafael levará a plateia por uma viagem pela sua transição para atleta vegano e as diferenças que sentiu. Irá ainda apresentar a ciência teórica e prática sobre as dietas veganas para a saúde e performance desportiva e mostrar outros exemplos reais de atletas.
Palestra por Rafael Pinto
Autor do livro “Saúde e Fitness Vegan”, uma das figuras mais reconhecidas do veganismo em Portugal, praticante de musculação e criador do canal de educação para o fitness e nutrição de nome próprio. Palestrante internacional, destaca-se pelo seu trabalho rigoroso de divulgação científica de forma acessível a todos. Saber mais

17h00m – O FIM DA INDÚSTRIA PECUÁRIA

Há evidências claras e sólidas de que a pecuária, especialmente a pecuária industrial, é nociva para humanos, para o planeta e para os animais. Existem passos claros que todos podemos dar na nossa dieta para reduzir esses danos, mas como podemos corrigir o sistema alimentar à escala global? O que é altruísmo eficaz? O que é carne limpa? E poderemos traçar uma linha do tempo prevendo o que acontecerá entre hoje, em 2020, e o ano 2100, quando a humanidade poderá finalmente libertar-se da sua dependência da indústria pecuária?
Palestra por Jacy Reese Anthis
Jacy é pesquisador, cientista social da Universidade de Chicago e co-fundador do Sentience Institute. É autor do livro The End of Animal Farming, de 2018, onde analisa o desenvolvimento e a popularização de tecnologias da alimentação, como carne de origem vegetal e cultivada a partir de células. A sua pesquisa foi apresentada no The Guardian, Forbes, Vox e outros meios de comunicação globais, e apresentou-a já em Conferências e Seminários em mais de 20 países.

18h30m – MEDICINA INTEGRATIVA: UMA NOVA FORMA DE PENSAR A FISIOPATOLOGIA E O TRATAMENTO DAS DOENÇAS CRÓNICAS

O autor irá apresentar artigos científicos de última geração que trazem resultados importantes da aplicação da medicina integrativa e alimentação baseada em plantas nas áreas de doença cardiovascular, diabetes mellitus, doenças inflamatórias e cancro. Apresentação de dois casos clínicos ilustrativos e discussão do método integrativo na condução dos pacientes.
Palestra por Dr. Alberto Gonzalez
O Dr. Alberto Gonzalez é Médico, formado pela Universidade de Brasília, especialista em Cirurgia Geral e Doutorado em Medicina pela Ludwig Maximilians Universitaet Muenchen, de Munique, na Alemanha. Fez parte de um grupo que publicou centenas de artigos em pesquisa de transplantes, recebendo prémios científicos pelas aquisições na área de microscopia intravital (estudo dinâmico, in vivo, da microcirculação). Tem um Projecto na área de microcirculação na UERJ e Fiocruz, e é Professor de fisiologia cardiovascular, respiratória, neurológica, renal, gastrointestinal e celular. Há 18 anos adoptou a alimentação baseada em plantas e a medicina integrativa como método de trabalho. Saber mais

21h00m – CONCERTOS E ENCERRAMENTO

A música é uma forma de expressão inerente ao ser humano, suscetível de partilha de emoções ou afectos. A interação que promove fortalece as relações humanas, aumentando a empatia e o prazer nesse relacionamento. Depois de 9 dias de Festival, com Palestras, Conversas e Workshops, de comidinha maravilhosa para a alma e para o corpo, somos presenteados com um concerto que celebra não só o encerramento de edição de 2020, mas também o momento de nos sentirmos unidos através da música, com uma mensagem de energia, de amor e de esperança, que nos acompanhe neste momento mais difícil.

21h00m -21h30m | Concertos por Jéssica Cipriano e Vanessa Ferreira

Jessica Cipriano é Cantora profissional há 8 anos, professora de canto e, actualmente, vocalista da Banda Funkoff, É vegana e mãe de uma bebé humana e também de bebés peludos. Vanessa Ferreira é Cantora profissional há 11 anos, guitarrista há 8 e é vocalista e guitarrista em projecto a solo. É também mãe de uma filha de quatro patas.

21h45m -22h30m | Concertos por Romeu
Nascido em Lisboa e a viver em Londres, Romeu é um cantor, compositor, instrumentista e produtor de música pop contemporânea que nos traz uma sonoridade moderna, sensual e cativante. Músico a tempo inteiro em Londres, é conhecido por estar sempre de sorriso aberto. A meditação e o veganismo são uma grande parte da vida deste artista e todas as suas músicas são cuidadosamente elaboradas com mensagens conscientes e motivantes.

Todos os eventos serão online, gratuitos, sem necessidade de pré-inscrição. Teremos uma sala Zoom onde poderás interagir com oradores. Sempre que encha estará disponível ao vivo no Facebook Live. Poderás saber mais detalhes sobre os eventos na nossa agenda Facebook.

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close