Palestras e Workshops

Durante os dois dias irão decorrer 18 palestras e workshops, devidamente enquadradas com a temática deste ano, “A Família”, e a natureza do festival, que procura informar e despertar os seus visitantes para os benefícios do veganismo. Estamos certos de que será muito difícil a escolha pelo que o melhor será assistir a todas as que puder!

Sábado – 09 de Novembro

Sab. 10h – Aula de Yoga para Crianças (e não só)

por Ana Keil
O yoga entrou na minha vida há cerca de 20 anos como praticante de Hatha Ioga e desde o primeiro momento senti que essa prática milenar era aquilo que procurava há muito tempo para encontrar o meu próprio equilíbrio e bem-estar. Em 2015 fiz o primeiro curso de yoga para crianças, adolescentes e famílias, com Ana Salazar (Yoga Total Kids), tendo como principal objetivo a procura de novas “ ferramentas”, com as quais me identificasse, para me auxiliar a lidar com os desafios diários, que constitui trabalhar com crianças e jovens (sou professora de terceiro ciclo e secundário e, actualmente, sou mediadora para o sucesso escolar). Mais tarde, em 2018, fiz um curso complementar com Gurudass Kaur – Childplay Yoga e outros de facilitador de Meditação para crianças e jovens, o que me ajudou a melhorar, ainda mais, os meus conhecimentos. Em 2016, iniciei a minha prática de Kundalini Yoga, como ensinado por Yogi Bhajan, o que se tem tornado numa aventura muito feliz. Encontro-me neste momento a terminar o curso de Shakti Yoga Dance, certificado pela Yoga Alliance da Índia.


Sáb. 11h | Maternidade Vegana: cuidados, mitos, preconceitos e a realidade de uma mamãe vegan

Não são todas as pessoas do nosso círculo familiar e de amizades que compreendem o porquê da nossa escolha tão “radical”, que vem a ser abolir o consumo de produtos que estejam direta ou indiretamente ligados à exploração animal. Ser mãe vegana é passar pelo desafio quase que diário de “justificar” o porquê de estarmos “impondo” este modo de vida aos nossos filhos.

por Beatriz Albuquerque
Vegana desde 2013, celíaca, com formação em culinária macrobiótica pelo Instituto Macrobiótico de Portugal e desenvolve as suas receitas de acordo com as suas necessidades, sempre na busca de alimentar a si e à sua família da forma mais saudável possível, fazendo uso de sabores vibrantes, ingredientes nutritivos, criando pratos deliciosos e, ao mesmo tempo, para comer sem culpa! É mãe de três “veganinhos” e fundadora da empresa MacroVidaVegan.
Saber mais



Sáb. 12h | Criar Crianças Veganas: o impacto das crianças veganas e das suas famílias na comunidade

Uma criança vegana, quando começa a interagir com o mundo e ingressa na escola, suscita sempre mil curiosidades.. Aos poucos, a comunidade vai-se apercebendo que o veganismo não é, afinal, um bicho de 7 cabeças, e que tudo é muito mais simples e descontraído do que se imagina..

por Ana Castro e Vera Ferreira
Ana Castro é mãe de 4 e advogada de formação. Fundadora da Sabor Fazer, facilita workshops sobre alimentação 100% vegetal e ajuda famílias a manterem o seu estilo de vida vegano, com dignidade, descontração e normalidade. É formadora na Aliança Animal e ativista pelos direitos de todos os animais.
Vera Ferreira é mãe de 2, designer e formada em Plant Based Nutrition, no T. Colin Campbell Center for Nutrition Studies. Fundadora do Hello Veggie, ajuda famílias a fazerem pequenas alterações no dia-a-dia, a fim de transitarem para uma alimentação 100% vegetal. Colabora com a classe médica. Faz parte do Desafio Vegetariano e da Aliança Animal.


Sáb. 13h | Como alimentar o seu bebé

Produtos de origem convencional X produtos biológicos ou naturais; Ingrediente: compra, higienização e armazenamento; Recomendações sobre a introdução da alimentação – a importância da alimentação saudável na infância; O ambiente ideal para as refeições; Os 6 meses; como iniciar a nova rotina; Como preparar papinhas cruas saudáveis, saborosas e nutritivas; 1º aninho; como fazer a transição, o que incluir no cardápio.

por Cleo Martins
Cléo Martins é chef, escritora, oradora, além de conselheira em educação da saúde e culinária artística viva através do Sprout Raw Food em Roswell, Georgea, Estados Unidos. Idealizadora & CEO do Gourmet da Horta, desde 2012 dedica-se a aulas práticas presenciais de alimentação consciente, palestras para empresas, universidades, escolas e clínicas médicas, além de colaborar com diversos programas de televisão e revistas de gastronomia no Brasil.
Saber mais


Sáb. 14h – Barras de Cereais sem Açúcar

Irá aprender a fazer barras de cereais, para snacks entre refeições ou antes de um treino. Sabe sempre bem uma barra com ingredientes escolhidos por si, e sem o ingrediente principal das que se encontram nos supermercados: açúcar.

por Sónia Dionísio
A Comer Com Cor é um projeto de comida Vegetariana / Vegana saudável. Na confecção dos nossos pratos damos prioridade a ingredientes comprados em mercados locais, o menos processados possíveis e sem o uso de açúcares refinados, e como ingrediente principal muito Amor.
Saber mais


Sáb. 15h | Ativismo através da fotografia

Guiga Pirá irá contar como sua jornada no ativismo o levou à descoberta de sua profissão como fotógrafo e filmmaker. Mostrará alguns de seus trabalhos, assim como seu mais novo filme “Lixo Vivo”, um curto documentário sobre os esforços de resgate de pequenos animais que se associam ao lixo marinho, em uma pequena praia do Rio de Janeiro.

por Guiga Pirá
Guiga Pirá é um ativista ambiental e dos direitos animais que utiliza a câmera como sua principal ferramenta. Fotógrafo e filmmaker com experiência em diversas áreas, une sua profissão à sua obrigação de proteger o planeta com criatividade e estratégia. Além de coordenador do núcleo português da Sea Shepherd, é criador do documentário “Lixo Vivo”, que traz atenção aos pequenos animais que se associam ao lixo marinho e são tão importantes para a manutenção da vida tanto nos oceanos quanto em terra.
Saber mais


Sáb. 16h | Workshop de Kombucha

Neste workshop de Kombucha, o objetivo é desmistificar sua técnica milenar de produção, aprender sobre alimentação vegana e vitamina B12, processos de fermentação segura e os benefícios dos probióticos para a saúde. Serão oferecidos scobies de Kombucha.

por Renato Ochando
Arquitecto de software de profissão e um eterno curioso. Desde fevereiro de 2019 organiza o evento Free Vegan Cookout em Lisboa. Apaixonado por fermentação artesanal há mais de 10 anos, abandonou a produção caseira de hidromel pela causa vegan e iniciou fabrico de Kombucha.
Saber Mais



Sáb. 17h | Como criar uma campanha? Vem criar uma campanha vegan!

Queremos juntar pessoas diferentes mas com um objectivo comum para montar uma campanha direccionada à causa vegan e que tenha o foco na justiça climática. Queremos que tu participes desta campanha activamente e que te juntes a nós! Iremos desenvolver uma metodologia inclusiva e participativa. Iremos propor objectivos concretos para esta campanha e queremos a participação de várias pessoas. Estamos a agregar diferentes colectivos e associações mas queremos a participação de todos, pois só assim teremos sucesso! Vem participar!

por Climáximo
Grupo de ativistas movidos pela urgência do combate às alterações climáticas e os seus graves efeitos. Lutamos por ideias novas e sustentáveis de bem-estar, por justiça social e climática, e resistimos a falsas soluções de “capitalismo verde”: acreditamos que a mercantilização da natureza e dos recursos do planeta causará sempre ciclos crescentes de exploração e destruição.
Saber mais


Sáb. 18h | Economia e Sustentabilidade

Fazemos parte duma economia em choque frontal com as diversas formas de vida na Terra. Como inverter este ciclo de destruição? Quais os papéis que desempenhamos enquanto produtores, consumidores, aforradores e cidadãos?

por Ivo Gomes Francisco
Licenciado em Economia pelo ISEG, onde leccionou durante 15 anos em cursos de licenciatura e mestrado. Foi um dos principais responsáveis pela implementação em Portugal do actual sistema de contas nacionais. Para além de diversos artigos e comunicações, é autor dos livros “Compreender a Contabilidade Nacional” (esgotado), com que foi distinguido ex-aequo com o Prémio Gulbenkian de Ciência e Tecnologia em 1990, e “Repensar a Economia”, publicado em 2014.
Saber mais


Sáb. 19h | O Direito intrínseco aos animais e sua natureza jurídica.

A Palestra tem como objetivo apresentar o Direito animal pela característica de ser senciente e não pelo interesse do homem, assim explorar casos de animais em tribunais, analisar a Lei 8/2017 (Estatuto jurídico dos animais) e levantar questionamentos a cerca do momento jurídico em que vivemos diante da necessidade de identificar a natureza jurídica do animal para obter uma proteção eficaz de seus Direitos.

por Camila Pinheiro
Camila Pinheiro, brasileira, bacharel em Direito, a qual apresentou monografia intitulada “Interpretação do Direito dos animais no Código Civil a luz da CF e do Direito Ambiental”, advogada, pós graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), aluna de Ciências da Nutrição na Universidade Lusófona, co-fundadora e chef do Plant Burger. Após a conclusão da graduação, o envolvimento com a causa animal e a participação em Congressos de Direito Animal no Brasil, aderiu ao veganismo há 7 anos e vêm tentando contribuir para a propagação de informações e conscientizações na área.




Sáb. 20h | Save Movement – Rebranding: O que mudou e o que fica.

1) Breve apresentação do trabalho do Save Movement em Portugal. 2) Rebranding: nova imagem e novos objectivos. 3) Sintra Horse Save, um exemplo do trabalho do Animal Save Portugal.

por The Save Movement
Noel Santos – Activista pela Libertação Animal, co-organizador do Animal Save Portugal. Investigador, videógrafo e organizador de eventos de activismo.
Anita Costa – Activista pela Libertação Animal, co-organizadora do Animal Save Portugal. Organizadora do Viseu Animal Save.
Francisco Brandão – Activista pela Libertação Animal. Organizador do Sintra Horse Save.
Saber mais



Domingo – 10 de Novembro



Dom. 10h – Aulas de Yoga Integral

por Fernando Codinha
Desportista desde pequeno, sempre houve grande contacto com a exploração do corpo e da mente. Foi com 17 anos, que tive o primeiro contacto com o Yoga, aprendi algumas posturas e movimentos que serviam de consciencialização e aquecimento do corpo. Logo após compreender e praticar as posturas e os movimentos, houve uma grande ligação que me incentivou a conhecer e a praticar mais. Inicialmente praticando muito Vinyasa e Meditação, e mais tarde também o clássico Hatha Yoga. No decorrer dos anos com a passagem na área do desporto, área das Artes e também pela área da Agricultura, foi então que me comecei a dedicar novamente ao Yoga como parte importante da minha vida: então no verão de 2014 decidi tornar-me professor de Yoga e foi então que encontrei a Associação de Yoga Integral de Portugal, tirei a Formação de Professores de Yoga Integral de Portugal em 2015 e os módulos da Formação de Masters de Yoga Integral de Portugal em 2016. Já dou aulas de forma regular há quatro anos e as praticas que ensino têm como estrutura os ensinamentos do Yoga Integral passados pela mestre Beatriz Katchi (Dharmasharini Swamini Tara). Seguindo essa mesma estrutura as minhas aulas normalmente passam por Yoga Zen, Pranayama, Hatah Yoga e Sama Yoga, mas podem ser variadas passando também por Swara Yoga, Yoga Terapia, Yoga Vinyasa, Power Yoga, entre outros. Com esta prática tenho o objectivo de equilibrar o físico, o mental e o espiritual enquanto individuo, de forma a estar em harmonia com o seu ser e o meio que o rodeia.


Dom. 11h | Atleta Vegan / Veganismo e Desporto

Contarei a minha história e experiência, Dificuldades/ facilidades em ser atleta vegan e responderei as perguntas dos presentes no evento.

por Olena Starodubets
Começou a competir em 2018 na categoria Welness e foi campeã 4x seguidas em Portugal. Este ano ficou no 5º lugar no maior evento da América Latina “Arnold Classic Brasil 2019” sendo a única atleta vegana em todos os concursos. Nas redes sociais tem 1,3 milhões de seguidores que incentiva para o estilo de vida saudável, mostrando que é possível ter um corpo saudável e trabalhado sem proteína animal. “Tornar-me Vegan foi a melhor decisão que tomei na minha vida.” Go Vegan!
Saber mais


Dom. 12h | Fermentando o dia a dia

Nesta palestra faremos um fermentado de vegetais (chucrute) ao vivo, passando todas as dicas para que todas as pessoas presentes possam fermentar em casa o que a criatividade mandar. Ao longo da exposição, o palestrante apresentará os preceitos básicos da fermentação, versando sobre os benefícios da ingestão diária de fermentados em geral.

por Daniel Ramiro da Mash In Nutz
Mash In NutZ surgiu como uma página virtual de disseminação de conteúdo sobre fermentação em geral, através dos experimentos realizados pelo idealizador Daniel Ramiro, antropólogo de formação e cervejeiro de profissão. Trabalha com fermentação há 8 anos, promovendo os meios propícios para a ação de micro-organismos através de cereais, verduras e legumes, frutas, fungos e castanhas.
Saber mais





Dom. 13h | Ativismo pelos animais no Brasil: ações e estratégias da VEDDAS no contato com o público e poder público

Nessa apresentação o ativista George Guimarães nos contará sobre algumas das ações (algumas ousadas e outras criativas) que levaram a VEDDAS a ganhar notoriedade em seus 13 anos de trajetória. Será uma oportunidade para trocar informações e aprimorarmos mutuamente o nosso ativismo animalista.

por George Guimarães
Brasileiro, nutricionista vegano há 25 anos e ativista pelos direitos animais. Desde 2006 dirige a ONG VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos animais e Sociedade, fundada por ele e com ações de destaque no movimento animalista brasileiro e também no exterior. Também é membro-fundador da Sociedade Vegana (2010).
Saber mais



Dom. 14h | Saúde Vegana – Doçaria Viva e nutritiva para crianças e adultos

Vamos aprender a identificar que açúcares nos fazem bem, destacando a importância e a simplicidade da introdução dos doces vivos (“raw”) na alimentação vegana, como base para conseguir uma alimentação saudável, sustentável e empoderadora. Vamos ver como a regulação dos açúcares na dieta repercute na nossa saúde física e mental, especialmente nas crianças.

por Dafne Vaz
A Dafne é investigadora em Alimentação Medicinal, Ecochef e Nutricionista Vegan. Formou-se em Naturopatia em Barcelona e fez especializações nas áreas da Nutrição e do Crudiveganismo em Barcelona e no Brasil. Actualmente vive em Portugal onde dá consultas e realiza workshops com o objectivo de partilhar conhecimentos sobre Activismo Alimentar, Veganismo, Alimentação Viva, Medicina Natural e Ecologia.
Saber mais



Dom. 15h | Educar filhos veganos com os desafios de uma sociedade carnista

Vamos explorar formas de educar filhos felizes, seguros e integrados, ao mesmo tempo que lidamos com os desafios de educar com valores e comportamentos que ainda são diferentes da norma.

por Laura Sanches
É Psicóloga Clínica desde 2002 e exerce no seu consultório particular, no Espaço Vida, em Lisboa, onde, para além das consultas, também dá formação em temas ligados à gestão do stress e à parentalidade e é autora de três livros, sendo os dois últimos dedicados ao tema da educação: Mindfulness para Pais e Amar não Basta.
Saber mais


Dom. 16h | Projecto Escola Vegana: Porquê? Como?

Ideias para suster na escola pública uma voz pelos animais.

por Projecto Escola Vegana
Dinamização de actividades (workshops, apresentações, demonstrações de culinária) destinadas à sensibilização dos alunos e da comunidade para um estilo de vida respeitador de todas as espécies e do planeta.
Saber mais


Dom. 17h | Eco Summit 2020 – Let’s make the planet green again?

Eco Summit will be the biggest sustainability event ever made in Europe. To be made in 2020 it will count with stands which will lead you on a sustainable path through all the phases of your life. Much more that a market area we will have a space where everyone will be welcomed with a lot of activities planned throughout the event. Eco Summit plans to be more than an event, but a movement. A movement of awareness and of positive changes so we can make our home green again. Join Sam in our speech so you can learn more about this event and its next year campaigns, take your doubts or even join us! Let’s make the planet green again?

by Ahmad Bin Riaz (Sam)
Came from Bangladesh with the hope to implement his ideas in Europe. After studying business management in Germany he decided Portugal would be the ideal place to settle down and start his business to make sustainability accessible to everyone. Right now his company is preparing the biggest sustainability event in Europe and creating a campaign to change the commerce in Portugal, bringing more awareness about a conscious consumption.
More Info


Dom. 18h | “120 em 60”: Práticas e atitudes de trabalhadores para com animais num matadouro português

Este estudo procura compreender as práticas e atitudes de trabalhadores que lidam com o abate e desmancha de animais num matadouro. Para o efeito, fez-se trabalho de observação, complementado com o uso de registos fotográficos, durante o ‘encaminhamento’, ‘atordoamento’, ‘pendura’, ‘sangria’ e ‘desmancha’ dos animais na ‘linha de abate’; bem como o método de análise qualitativa que requereu entrevistar oito indivíduos: duas mulheres e seis homens.
Este foi o trabalho vencedor do concurso de mérito académico promovido pela Associação Veganário e Centro Vegetariano sendo realizada a entrega desse prémio.

por Rui Pedro Fonseca
Investigador integrado no Centro de Investigação de Estudos em Sociologia / ISCTE-IUL.
Saber mais





Dom. 19h | Concurso de Doçaria

Como vem sendo tradição o nosso festival acaba em doçura com uma prova final da melhor doçaria vegana em Lisboa e arredores! Aberto à participação de amadores e profissionais que colocam à prova as papilas gustativas dos nossos jurados.
Saber mais

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close