Edições Anteriores

2019

Anjos70, Arroios, Lisboa

Equipa que ganha decidiu mexer. Novos membros, melhor método de organização para resolver alguns problemas recorrentes. O espaço criança manteve-se, desta vez maior, melhor e com equipa reforçada. O concurso de bolos continua a ser um ponto alto, a música continua a existir. A organização está a reinventar-se, tem membros novos e cheios de energia com vontade de melhorar nos próximos anos.

2018
Anjos70, Arroios, Lisboa

Dez anos de Veganário um número redondo merecia resultar. Decidimos seguir a linha dos anos anteriores para poder aprimorar e haver espaço para celebrar. E celebrámos!

Criámos um novo logotipo, uma nova imagem. Tivemos novos membros, a criação de um novo e fantástico espaço dedicado às crianças. E quem mais para investir o futuro do mundo?

Houve bolo, houve parabéns e houve amigos! Foi uma fermentação de dez anos que se cozinhou ali! O concurso de doces voltou, tinha de voltar!

2017
Anjos70, Arroios, Lisboa

17

Equipa que ganha não mexe. Seguimos a mesma receita para atingir maior projeção, para melhorar os processos atuais. Mais avós, mais crianças, mais organizações a querer participar. Animais, ecologia, comida, amigos e gente famosa da TV.

2016
Anjos70, Arroios, Lisboa

Com a dinâmica e confiança ganhas nos anos anteriores, decidimos apostar em algo maior e no que viria a ser a casa do Veganário durante os próximos anos. Foi aqui que se tornou no que é hoje, foi aqui onde tivemos as maiores trabalheiras. Foi aqui que decidimos oficializar um monte de coisas, foi aqui que nos testámos.

O espaço mais central e mais conhecido do público, as melhores condições e a maior quantidade de projetos, organizações, negócios e acima de tudo pessoas que apostaram no veganário fizeram um evento maior que nunca, mais virado para as pessoas em geral que nunca. O espírito não se perdeu, a missão consolidou-se.

2015
ATLA – Associação de Tempos Livres de Alfama, Lisboa

Com o sucesso do ano anterior e a escassez de espaços, caiu-nos o ATLA de para-quedas. Nunca tínhamos feito nesta altura do ano, nunca tínhamos feito ao ar livre. Os desafios mudaram, houve algumas falhas, mas a equipa consolidou-se. Foi extremamente gratificante, houve um monte de turistas e curiosos que acabaram por entrar sem saber bem o que era, houve um monte de gente inesperada. Foi aqui que as “nossas avós” começaram a assistir a palestras e a tirar dúvidas, foi aqui que as crianças começaram a ter um cantinho.

2014
Refeitório Associativo Hare-Krishna, Estefânia, Lisboa

O Raghu, o Nuno e o Pedro estavam sem pilhas. O fim do Veganário fora anunciado. O pessoal da DxE (Direct Action Everywhere – Ação Direta) decidiu dar uma força e juntou-se. Mudança de planos.

Decidimos voltar à estaca zero: voltar ao espaço onde nasceu e experimentar ressuscitar com uma nova e enérgica equipa. A sensação de festa de amigos, agora mais aconchegados num espaço mais pequeno ajudou a sentir um antigo amor reinventado. Foi uma festa linda!

2013
Bar da Faculdade de Letras, Cidade Universitária, Lisboa

2013 foi dinamizado em grande parte pelo nosso amigo António Xisto. Mesmo espaço, mais diversidade ainda. Houve concertos de punk/hardcore e hip-hop, mas também houve teatro de marionetas dinamizado pelos nossos amigos da C.R.E.A. e ativistas internacionais a contactar-nos para poder partilhar experiências.

2012
Bar da Faculdade de Letras, Cidade Universitária, Lisboa

Este ano foi dinamizado em grande parte pelo nosso amigo João Marin. Foi onde começou o grande concurso de doçaria, o grande ponto do Veganário durante alguns anos – fácil perceber o porquê.

Tivemos mais palestras, ativistas de todo o lado a partilhar experiências, tivemos uma ciclooficina, tivemos reflexologia e massagens para alinhas os chakras.

O espírito punk e de comunidade mantém-se, a diversidade e a abertura continuam a expandir.

2011
Bar da Faculdade de Letras, Cidade Universitária, Lisboa

O GAIA mudou-se e o Veganário precisou de um novo sítio para acontecer. Havia esta vaga e tornou-se a casa do Veganário durante alguns anos. Estava patente a sua génese: punk, simples e aberto.

Continuava a ser uma festa para amigos, mas o circulo ia crescendo.

2010
Grupo Desportivo da Mouraria, G.A.I.A. (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental), Lisboa

2009 foi abortado por falta de condições, foi uma decisão bem maturada e que custou. 2010 foi uma grande aposta do Nuno (Rafeiro para os amigos) e teria de ser no sítio que tinha sido agendado no ano anterior. O espaço era utilizado pelo Grupo de Ação e Intervenção Ambiental e foi onde os três fundadores se conheceram mais a fundo quando combinavam encontrar-se para um dos jantares organizados todas as quintas feiras pelo GAIA, e por onde deambulavam para discutir os documentários assistidos ou alguma nova ideia ou apreciar a horta comunitária da Mouraria.

A quantidade de gente interessada em participar começou a aumentar, os concertos acústicos continuaram a fazer parte, os workshops e showcookings começaram aqui.

2008

Refeitório Hare-Krishna, Estefânia, Lisboa

O ano em que tudo começou. O Raghu veio viver do Brasil para Portugal, conheceu o Nuno e o Pedro e numa saída decidiram começar algo. Queriam que fosse ativista, queriam que fosse divertido, queriam que fosse agradável e didático. Juntaram um monte de amigos, lançaram um cartaz no MySpace, em mailing lists,em lojas de amigos e fanzines e apareceram cerca de trezentas pessoas.

Houve lançamentos de fanzines, projetos expostos, música acústica, documentários e muita amizade.

Foi lindo! Foi gratificante! Mal sabiam que iria durar mais de 10 anos.

Tens algo a sugerir ou partilhar? Podes deixar aqui o teu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close