Veganário Fest 2020 – “Que Futuro?”

Dadas as circunstâncias epidemiológicas e as recomendações das entidades de saúde, a edição de 2020 decorreu nos dias 03 a 11 de Outubro, excepcionalmente, num formato 100% online, via plataforma Zoom, com transmissão em directo via Facebook Stream. A temática deste ano foi “QUE FUTURO?”

Se a preocupação com o futuro já era uma necessidade absoluta, devido à exaustão dos recursos da Terra e impacto das alterações climáticas em curso, esta nova ameaça pandémica ainda mais nos remeteu para uma reflexão sobre o real impacto dos nossos hábitos e comportamentos, no passado, no presente e no futuro. O que consumimos e a forma como consumimos, além de levantar profundas questões éticas, coloca em causa a sustentabilidade da nossa existência e de toda a vida e equilíbrio do planeta.

O veganismo é, sem dúvida, uma via para o reequilíbrio individual, colectivo e planetário, capaz de redesenhar o nosso futuro num sentido de florescimento, respeito e compaixão necessários a toda a vida no planeta. Há, então, que repensar tudo o que está na nossa mão para uma mudança mais rápida e eficaz!

Programa

Durante os nove dias decorreram dezenas de palestras e workshops, devidamente enquadradas com a temática deste ano, “Que Futuro?”, e a natureza do festival, que procura informar e despertar os seus visitantes para os benefícios do veganismo.

Todos os vídeos estão disponíveis na nossa página de Facebook e no nosso canal de Youtube.

Sábado dia 03 de Outubro

15h30m – Sessão de Abertura

Vem conhecer quem está por detrás do Veganário Fest e tudo o que vai acontecer este ano! Este é o pontapé de saída de um festival diferente de todas as edições anteriores, que procura manter viva a sua alma e o seu papel de promoção do veganismo na sociedade portuguesa.

17h00m – SEA SHEPHERD: A IMPORTÂNCIA DOS OCEANOS

A Sea Shepherd é uma organização de conservação marinha reconhecida mundialmente pelas suas tácticas de acção directa, e mede os seus resultados baseada no número de vidas salvas. Com a maior marinha privada do mundo e campanhas em todos os oceanos, agora, a organização desembarca em Portugal para realizar campanhas locais e consciencializar o público sobre a importância dos oceanos vivos para todas as formas de vida do planeta.
Palestra por Sea Shepherd PT – Guiga Pirá | Evento Facebook | Sala Zoom
Guiga Pirá é um premiado fotógrafo e filmmaker que utiliza a câmara como principal ferramenta para fazer activismo ambiental e de direitos dos animais. Participa das campanhas de acção directa da Sea Shepherd, ao redor do mundo, desde 2012, e, além de fazer parte do Conselho da Sea Shepherd Brasil, em 2019, fundou a Sea Shepherd Portugal. Saber mais

21h00m – À CONVERSA COM RITA BLANCO E HEITOR LOURENÇO

A fechar o primeiro dia de Festival, temos a alegria de vos trazer dois Convidados muito especiais, grandes defensores de todos os animais, e que dispensam apresentações! A Jornalista Helena Castro irá estar à conversa com a actriz Rita Blanco e com o actor Heitor Lourenço, que nos irão falar um pouco da sua experiência, contar como se tornaram vegetarianos e como o respeito pelos animais é um tema central nas suas vidas. Mas… numa conversa destas, nunca se sabe o que poderá acontecer!
Conversa com moderação por Helena Castro | Evento Facebook | Sala Zoom


Helena Castro, natural de Alijó (Vila Real – Alto Douro Vinhateiro), é Licenciada em Jornalismo Internacional pela (extinta) Escola Superior de Jornalismo (Porto), passou já pelo Jornal de Notícias, pelo Diário de Notícias e pela RTP. Colabora regularmente com o Porto Canal e trabalha como freelancer, estando a criar o “Gen V”, um novo projecto multimédia direcionado para um futuro mais verde, disponível actualmente no YouTube. Helena foi ovo-lacto-vegetariana desde 2013, é vegana há cerca de um ano e meio, e é colaboradora da Associação Aliança Animal.
Rita Blanco estreou-se como atriz profissional em 1983, com uma lista infindável de extraordinárias participações, passando pelo teatro, pela televisão e pelo cinema, sendo uma das atrizes portuguesas mais conhecidas do público. Defensora dos animais, Rita Blanco mudou de hábitos alimentares por “consciência”, tornando-se vegana.
Heitor Lourenço é um actor português bem conhecido pelas suas actuações nos teatros de Portugal de norte a sul do país, bem como no cinema e na TV. Heitor é vegetariano há muitos anos e apoia e colabora activamente com organizações defensoras dos direitos e bem-estar animal. Também faz parte da Mother Earth Portugal para a protecção do ambiente.

Domingo dia 04 de Outubro

16h00m – DIA MUNDIAL DO ANIMAL, COM SANTUÁRIOS ANIMAIS EM PORTUGAL

No dia 4 de Outubro celebra-se um pouco por todo o mundo o Dia Mundial do Animal, com o objectivo de sensibilizar as populações para a necessidade da preservação de todas as espécies e da protecção e respeito por todos os animais, que sabemos, hoje, indubitavelmente, serem sencientes, isto é, seres dotados de consciência, capazes de estabelecer relações afectivas, de experiencial alegria, prazer, mas também sofrimento e horror. Dedicamos este dia, então, aos animais que mais precisam de ser olhados por nós com empatia, animais que sempre olhamos como meros produtos para consumo humano. Vamos apresentar-vos alguns destes animais que tiveram a sorte de ser resgatados e que vivem hoje em paz, com uma vida plena, com liberdade, com amigos, com respeito e amor, e mesmo aqui ao lado, em Portugal! Venham conhecer os habitantes da QUINTINHA DA LIZ – SANTUÁRIO ANIMAL e do SANTUÁRIO CABANA ANIMAL, e o trabalho extraordinário que algumas pessoas têm desenvolvido para lhes dar uma oportunidade!
Visitas conduzidas por Quintinha da Liz e Santuário Cabana Animal | Evento Facebook | Sala Zoom
O Santuário “A Quintinha da Liz” é um projecto antigo, situado em Viseu, que nasceu da vontade de construir um mundo melhor. Foi um projecto abraçado pelo Animal Save & Care Portugal e que está em crescimento. Pensado e desenvolvido com o intuito de albergar animais resgatados da pecuária e de maus-tratos, ao mesmo tempo que é um abrigo seguro para animais humanos. Uma quinta cheia de vida que dá espaço ao crescimento pessoal e ao activismo pelos direitos dos animais e pela protecção da natureza. Este projecto não ajuda apenas os animais que cá vivem, mas ajuda todos os animais que ainda não foram salvos da indústria exploratória de vidas. A Quintinha da Liz é um local de aprendizagem, de cura e de transformação, por um mundo mais compassivo, mais ético e respeitador dos princípios básicos universais, por todos e para todos os que connosco partilham este planeta.
O Santuário Cabana Animal dedica-se ao resgate de animais apelidados de quinta, albergando, actualmente, cerca de 165 animais de diversos portes, como Vacas, Cavalos, Cabras, Ovelhas, Porcos de vários tamanhos, Galinhas, Galos, Patos, Perus, todos eles com nome próprio, que reconhecem! Todos os animais resgatados vivem em liberdade, em harmonia, num prado de 7,5 hectares no coração do Alto Alentejo URRA, até ao final natural das suas vidas!

2ª Feira dia 05 de Outubro

21h00m – VEGANOS DOS 8 AOS 80

Existem, ainda, muitos estereótipos ligados aos defensores dos animais, aos vegetarianos e veganos. Mas como é afinal uma pessoa vegana? Serão saudáveis? Serão felizes? E será o veganismo uma mera moda ou fase da vida que muitos jovens passam? Os nossos Convidados vão conversar com a Elisa Nair e partilhar connosco as suas experiências que, apesar de vividas por gerações tão diferentes, têm algo muito importante em comum! Não perca esta Conversa com duas crianças, uma adolescente, uma mãe e um avô: todos veganos, e todos activistas!
Conversa com moderação por Elisa Ferreira | Evento Facebook | Sala Zoom

Elisa Nair Ferreira é Advogada, Activista e vegana pela Causa Animal desde 2012, e Oradora Internacional. É co-fundadora, Vice-presidente e Directora-Geral da Associação Aliança Animal, Directora do movimento Activismo Vegano Eficaz, em Portugal e membro da Comissão organizadora do Veganário Fest.
O João Pedro, nascido no Porto, tem 9 anos. Gosta de jogar futebol e de brincar com os amigos. É vegetariano desde que nasceu. Vegano desde os 4 anos. Gosta muito de seitan, cachorro vegan, algas, massa… Gosta muito de beber “super-sumo” todas as manhãs com pão com manteiga de soja e de amendoim, e sente-se super feliz porque há cinco anos que não fica doente.
A Maria tem 10 anos, 3 irmãos mais novos e são todos vegetarianos, desde que se conhecem. É apaixonada por desporto e pratica ginástica acrobática no Sporting (Club de Torres. Adora desenhar e fotografar e não resiste a tostas de “queijo” com orégãos. Encara o veganismo como uma forma de viver mais natural e feliz e sonha um dia ver todas as pessoas tornarem-se veganas.
Francisca Assunção tem 19 anos, vive no Porto, é estudante Universitária e vegetariana há dois anos. É colaboradora da Associação Aliança Animal e é a autora do Meaningful Flavours, um projecto onde partilha receitas fáceis de fazer, práticas, nutritivas e saborosas e o seu estilo de vida saudável e sustentável, com muitas dicas, motivação e boa informação à mistura. Tal como afirma, é uma “apaixonada por culinária” com “receitas deliciosas para todos”. E, claro, todas estas são 100% vegetais!
Apaixonada pelos animais e amante da natureza. Mãe leoa, a tempo inteiro, de dois filhos, Susana, é vegana há cerca de 5 anos, assim como a sua família. É voluntária do Veganário Fest desde 2017 e faz parte da Comissão organizadora desde 2019. Fundou o espaço Veganário Kids em 2018, com a Aliança Animal, com o objectivo de criar um espaço divertido onde as crianças podem aprender mais sobre como cuidar dos animais e da natureza e a construir um mundo melhor.
Francisco Dias tem 59 anos. Mais conhecido como Chico Dias, o Tio Vegano, por causa do seu Canal de receitas do Youtube, onde actualmente partilha receitas fabulosas veganas, adora cozinhar, conduzir, fotografar e tudo que esteja ligado às tecnologias de informação e multimédia. Depois de um percurso quase inconsciente rumo ao veganismo, deu o passo de se tornar vegano depois de assistir a imagens do que os animais passam para chegar ao nosso prato, passando a ver a vida de uma forma mais consciente, com mais respeito pela natureza e, principalmente, pelos animais.

3ª Feira dia 06 de Outubro

21h00m – ALIMENTAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Nov. 2019: alerta subscrito por mais de 11.000 cientistas de 153 países: “A crise climática chegou e está a acelerar mais rapidamente do que a maioria dos cientistas esperava. É mais grave do que o previsto, ameaçando ecossistemas naturais e o destino da humanidade.” A crise climática, o degelo dos pólos, o aquecimento e acidificação dos oceanos, o decréscimo das reservas de água doce, as catástrofes naturais, as pandemias e como as nossas escolhas alimentares podem contribuir para fazer toda a diferença.
Conversa com moderação por José Lobato | Evento Facebook | Sala Zoom

José Lobato tem 54 anos, nasceu em Lunda Norte, em Angola, zona de exploração de diamantes. É licenciado em Engenharia de Minas, com mestrado em Inglaterra. Trabalhou 28 anos na Mina de Neves Corvo, e, enquanto Director da Mina, as questões de sustentabilidade ambiental estiveram sempre presentes. Tornou-se activista pelo Planeta Azul, pelo nosso impacto no meio ambiente, no mundo animal, na saúde humana e na justiça social.
Doutorada em Sociologia pelo ISCTE – IUL, Susana Fonseca é fundadora e membro da direção ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, desde janeiro de 2016, onde coordena a área “Sociedades Sustentáveis e Novas Formas de Economia” e onde atualmente colabora. Faz parte do grupo de fundadores da Coopérnico – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, CRL, a primeira cooperativa de energias renováveis em Portugal.
Paulo Alves é licenciado em Geologia e trabalha em Sismologia no IPMA. É vegetariano há cerca de 27 anos. É um dos fundadores da Quinta dos 7 Nomes – Cooperativa ecológica, iniciada em 2007, em Colares, um projecto que tem como um dos seus principais objectivos a promoção da resiliência das pessoas através de cursos e de prácticas que as permitam compreender que as suas necessidades básicas de alimentação, de abrigo, de saúde, entre outras, podem ser asseguradas de forma ecologicamente justa, neste mundo em acelerada transição. Pertence também ao colectivo Climáximo, onde participa no arranque de uma nova campanha sobre Justiça Alimentar.
A Inês Sarmento tem 20 anos e é activista. Há muitos anos que começou a fazer a transição para o regime vegano, que pratica desde há 2 anos. Os motivos desta decisão prendem-se com o ambiente, a crueldade animal e a saúde humana. Está a fazer o 12.º ano. E a tese da área de Biologia foi sobre a Sustentabilidade Ambiental. Faz parte do colectivo Climáximo, que luta pelo clima e, entre outras Campanhas de sensibilização, participou num movimento americano Cancel Animal AG que estabeleceu a relação entre as doenças zoonoticas e as condições de criação e tratamento dos animais na pecuária industrial.
A Luísa Guedes tem 24 anos e é de Barcelos. Desde cedo demonstrou preocupação com o Ambiente e participou em campanhas pontuais. Aos 18 tornou-se vegana, por compaixão, e foi aí que começou a sua caminhada como activista, em Lisboa, com grupos como Acção Direta e, mais tarde, Animal Save Portugal. Actualmente, está dedica-se ao activismo pelo clima, na área do impacto na pecuária, com a Exction Rebellion.

4ª Feira dia 07 de Outubro

21h00m – ÉTICA ANIMAL

Os nossos convidados têm desenvolvido uma intensa actividade e produção académica na área da causa animal. Connosco irão tratar de vários temas como porquê rejeitar o Especismo; que práticas e atitudes têm sido desenvolvidas relativamente aos animais explorados para consumo; a necessidade de levar a sério o sofrimento dos animais selvagens; e a importância do futuro na escolha das estratégias para a defesa dos animais.
Conversa com moderação por Sandra Teixeira do Carmo | Evento Facebook | Sala Zoom

Sandra Teixeira Do Carmo é Licenciada e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, docente na área das ciências jurídico-filosóficas, participou em várias conferências na área da Ética Animal e na I e II Pós-Graduação em Direito dos Animais da FDUL. Pertence à Comissão fundadora e directiva da Empty Cages, Associação Portuguesa e Espanhola de Direito do Animal e é membro da Animal Ethics (grupo português). A sua principal área de interesse é a Ética Animal com particular ênfase sobre os Deveres que Temos para com os Animais Não-Humanos.
Luciano Carlos Cunha é doutor em Ética e Filosofia política pela Universidade Federal de Santa Catarina e também coordenador das actividades da Ética Animal no Brasil. Na sua tese de doutoramento, abordou a questão das implicações éticas do sofrimento dos animais selvagens em decorrência dos processos naturais. Na sua pesquisa de mestrado, discutiu as abordagens de éticas consequencialistas e deontológicas à questão da consideração moral dos animais não-humanos.
Oscar Horta é Professor de Filosofia na Universidade de Santiago de Compostela, activista pela causa animal, filósofo moral e co-fundador da organização internacional Ética Animal. É orador em diversas conferências e tem vários artigos e obras no domínio do sofrimento dos animais selvagens e do conceito de especismo.
Rui Pedro Fonseca é investigador integrado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia – Instituto Universitário de Lisboa. Os actuais interesses de investigação estão centrados nas representações sobre os ‘animais de produção’ oriundas dos media e do sistema do ensino. Complementarmente, tem trabalhado acerca das práticas e atitudes dos indivíduos (humanos) que lidam com estes animais, quer em contextos de exploração animal, quer através das práticas que envolvem o seu consumo.

5ª Feira dia 08 de Outubro

21h00m – NOVOS PARADIGMAS NA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA – A FILOSOFIA REWILDING

O rewilding, ou renaturalização, é uma filosofia de conservação da natureza focada em assegurar ou restabelecer cadeias tróficas funcionais e fomentar processos naturais críticos como a predação, a herbivoria e a necrofagia. Esta abordagem defende que a natureza deve voltar a uma posição em que a intervenção humana constante não é necessária para a sua conservação e gestão. A Rewilding Portugal e parceiros estão a aplicar esta nova abordagem na região do Grande Vale do Côa, um importante corredor de vida selvagem para muitas espécies da região. O trabalho tem por objetivo o reforço desse corredor de vida selvagem, promovendo a recuperação da biodiversidade, assim como uma economia local baseada na natureza mais resiliente e sustentável.
Palestra por Rewilding Portugal – Pedro Pratas | Evento Facebook | Sala Zoom
A Rewilding Portugal é uma organização privada sem fins lucrativos, estabelecida em janeiro de 2019 na Guarda, cuja missão é promover a conservação da natureza por meio de medidas de rewilding em Portugal. Atualmente trabalha nas áreas do Riba-Côa e Beira Alta no norte de Portugal, uma região onde as elevadas taxas de abandono rural criaram oportunidades para trazer a natureza de volta. A Rewilding Portugal é o principal parceiro da Rewilding Europe na área de rewilding do Grande Vale do Côa e está a trabalhar em estreita colaboração com essa entidade para alcançar o objectivo comum de tornar Portugal um lugar mais selvagem.
Pedro Prata nasceu em 1982 e é apaixonado pela natureza em toda a sua extensão. Com um MSc em biologia na Universidade de Lisboa, começou a sua carreira internacional em 2005, ao fazer um MSc em ecologia e evolução na Universiteit van Amesterdam, onde conduziu investigações sobre a recuperação de recifes de coral, esteve ainda envolvido em diferentes projectos no Brasil e nos Estados Unidos e representa a iniciativa Rewilding em Portugal, a desenvolver este projecto para cobrir toda a bacia do Rio Côa.
Saber mais

6ª feira dia 09 de Outubro

21h00m – VISÃO DO VEGANISMO PELA SOCIEDADE

Num cenário mundial de pandemia, aquecimento global, florestas e ecossistemas devastados pelo fogo, fome, ao mesmo tempo em que nunca foi tão fácil nos comunicarmos, sobressaem questões perturbadoras: por que a comunicação social, ou mesmo a redes sociais alternativas, não fazem a ligação (óbvia, científica, visível, lógica, matemática) entre o actual consumo insustentável de produtos de origem animal e todas essas consequências? Por que somente dentro das “bolhas” das comunidades veganas o assunto é visto e tratado com a importância que tem? Quais são as nossas falhas na forma de nos comunicarmos?
Conversa com moderação por Sónia Marcelino | Evento Facebook | Sala Zoom

Sónia Maria Marcelino é uma activista luso-brasileira, a residir em Portugal! Sente que nasceu vegana por compaixão, tomando essa consciência desde Janeiro de 2015. Foi voluntária nos Veganário Fest de 2014 e 2015 e é membro da Comissão organizadora desde 2016, participando em movimentos de activismo em Portugal, desde Novembro de 2014.
Nuno Alvim é Presidente da Associação Vegetariana Portuguesa e activista pelos direitos humanos, animais e do ambiente. Criou a petição que contribuiu para a aprovação da Lei nº 11/2017, que determina a obrigatoriedade da opção vegetariana em todas as cantinas públicas em Portugal. É também colaborador pontual no jornal Público, e co-fundador da rede Portugal sem Touradas.
Ricardo Laurino é vegano, empresário, consultor empresarial, coordenador da Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais, palestrante, autor do livro “O Último Teste” e apresentador do ZonaV na rádio 89FM, e é o Presidente da SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira.
Carol Destro é vegana desde 2016, activista, comunicadora e terapeuta, dedica-se com amor ao seu canal Carol Vida Vegan e Vegflix. É co-fundadora de projectos como Vivência Vegana e Veg Run Brasil. Mudou de carreira para se dedicar integralmente a trabalhar como activista profissional na Mercy For Animals.

Sábado dia 10 de Outubro

(teremos tradução simultânea para PT nas sessões com orador inglês)

11h00m – GRANDE ALMOÇO VEGANÁRIO

Um dos momentos especiais do Veganário Fest é o grande almoço, onde todos costumamos almoçar juntos, e nesta edição online não podia ser diferente! Deixamos o Convite a todos para se juntarem a nós e cozinharmos juntos com a Maria Aragão, cada um em sua casa, mas a sabermos que estamos por todo o país a almoçar juntos uma ementa 100% saborosa e 100% vegetal, confeccionada com amor!
Entrada: Rojões de Soja
Prato: Açorda de Cogumelos
Sobremesa: Cheesecake em frasco
Workshop por Maria Aragão | Evento Facebook | Sala Zoom
Maria Aragão é vegana e activista desde 2004. É autora do livro de receitas e Blog “Omeletas sem Ovos” – Sabores Tradicionais Veganos, e de um novo livro com 60 receitas prestes a ser lançado. É Co-Fundadora e Presidente da Associação Aliança Animal e Directora do Programa da Alimentação “E O SEU RESTAURANTE, JÁ TEM?”. É Formadora certificada pelo IEFP e pela Vegan Gastronomy Academy, com mais de uma centena de Workshops e Formações ministradas. Saber mais

14h00m – O PODER DA COMUNICAÇÃO

Nesta palestra sobre o poder da comunicação, Carol Destro leva-nos numa jornada de empatia e compreensão, partilhando técnicas de comunicação não-violenta, para obtermos resultados positivos para a Causa Animal, e como este é um caminho eficaz para encontrarmos o nosso propósito. Vai falar-nos sobre o grande desafio de envolvermos respeitosamente quem pensa de forma diferente e sobre como potencializar a nossa missão de fazer o mundo um lugar melhor para todos.
Palestra por Carol Destro | Evento Facebook | Sala Zoom
Carol Destro é vegana desde 2016, activista, comunicadora e terapeuta, dedica-se com amor ao seu canal Carol Vida Vegan e Vegflix. É co-fundadora de projectos como Vivência Vegana e Veg Run Brasil. Mudou de carreira para se dedicar integralmente a trabalhar como activista profissional na Mercy For Animals.

15h30m – COMO USAR A AS REDES SOCIAIS PARA PROMOVER O VEGANISMO E DEFENDER OS ANIMAIS

John Oberg partilhará da sua experiência algumas reflexões sobre a nossa atitude e dando dicas práticas para os activistas pelos animais utilizarem, aproveitando o poder das redes sociais para defender eficazmente os animais, em todos os momentos, e especialmente nesta época de pandemia.
Palestra por John Oberg | Evento Facebook | Sala Zoom
John Oberg é orador, activista vegano, consultor profissional de redes sociais, dedicado a tornar o mundo um lugar mais gentil para os animais, utilizando o poder redes. Em 2019, ele lançou seu próprio projecto independente e financiado por patrocinadores para animais por meio do Patreon para maximizar seu impacto para os animais. Anteriormente, foi Director de Comunicação Social da organização internacional de proteção animal, The Humane League, e Director de comunicações da Vegan Outreach. Em 2019, ele teve dezenas de milhões de visualizações do seu conteúdo nas redes sociais. Saber mais

17h00m – PELO FIM DO TRANSPORTE DE ANIMAIS VIVOS POR VIA MARÍTIMA

Nesta palestra iremos abordar o transporte de animais vivos por via maritima de Portugal para países terceiros e seus repercussões econômicas, ambientais e éticas. Este negócio insustentável do ponto de vista ambiental e inaceitável do ponto de vista ético começou em 2015 e tem tido um crescimento exponencial. Iremos ainda vincar as mais atuais posição veiculadas pela UE.
Palestra por PATAV | Evento Facebook | Sala Zoom
Movimento cívico criado em fevereiro de 2017 com o objectivo de por termo ao transporte de animais vivos por via marítima para fora do espaço europeu. A PATAV regista os embarques nos portos nacionais de Setúbal e Sines, denuncia as irregularidades ao poder judicial e legislativo (nacional e da UE) e ainda à comunicação social. Saber mais

18h30m – A CIÊNCIA DA ADVOCACIA ANIMAL: USANDO OS DADOS PARA GANHAR A MUDANÇA DE FORMA MAIS EFICAZ

O Activismo pelas mudanças sociais é frequentemente considerado como uma forma de auto-expressão e é focado em transmitir as nossas crenças e desejos aos outros da maneira mais directa e vigorosa possível. Mesmo quando já é reconhecido que certas abordagens podem ser mais ou menos eficazes, a defesa da mudança social é normalmente vista como uma arte – um campo onde muitas abordagens diferentes são igualmente valiosas, e não há maneiras claras de responder quais são as melhores abordagens. Esta apresentação é sobre como podemos transformar a defesa de animais de uma arte numa ciência, olhando para pesquisas publicadas e para o método científico para orientar as nossas decisões. NIck Cooney analisará alguns exemplos-chave do que os dados dizem sobre como podemos persuadir os outros de maneira mais eficaz a fazer as mudanças compassivas que gostaríamos que fizessem.
Palestra por Nick Cooney | Evento Facebook | Sala Zoom
Nick Cooney é sócio-gerente da Lever VC, um fundo de capital de risco que investe em empresas de laticínios e carnes vegetais e cultivadas em células na Europa, Ásia e Estados Unidos, e é um dos Directores da Lever Foundation, uma ONG que trabalha para proteger animais utilizados na pecuária na região da grande China e em toda a Ásia. Anteriormente, ele fundou a The Humane League e co-fundou o Good Food Institute. Ele também é o autor de vários livros sobre defesa animal e mudança social: Change of Heart, Veganomics, e How To Be Great at Doing Good.

21h00m – 9 ANOS DE FORÇA VEGANA

Por que o homem mais forte da Alemanha se tornou vegano e o que aconteceu depois disso. Nesta palestra, Patrik Baboumian levar-nos-á pela sua jornada pessoal, que inspirou milhares de pessoas em todo o mundo. Ficaremos a saber que eventos de vida fizeram de Patrik a pessoa que ele é hoje, bem como algumas informações sobre a ciência por trás do seu sucesso pessoal com uma dieta vegana.
Palestra por Patrik Baboumian | Evento Facebook | Sala Zoom
Patrik Baboumian é o vegano mais forte do mundo a fazer a sua jornada para dissipar o mito mais perigoso do mundo. Patrik escreveu dois livros desde que se tornou vegano, há quase 8 anos, e continua a viajar pelo mundo inteiro na sua missão de lutar contra uma falsa imagem de masculinidade.

Domingo dia 11 de Outubro

(teremos tradução simultânea para PT nas sessões com orador inglês)

11h00m – GRANDE ALMOÇO VEGANÁRIO

Um dos momentos especiais do Veganário Fest é o grande almoço, onde todos costumamos almoçar juntos, e nesta edição online não podia ser diferente! Deixamos o Convite a todos para se juntarem a nós e cozinharmos juntos com a Gabriela Oliveira, cada um em sua casa, mas a sabermos que estamos por todo o país a almoçar juntos uma ementa 100% saborosa e 100% vegetal, confeccionada com amor!
Entrada: Chamuças de legumes
Prato: Caril de grão
Sobremesa: Tarte de maçã e ameixa em massa filo.
Workshop por Gabriela Oliveira | Evento Facebook | Sala Zoom
Gabriela Oliveira é jornalista e autora da série de livros de receitas vegan Cozinha Vegetariana – 100% Vegetal, composta pelos livros: Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar (2014), Cozinha Vegetariana para Quem Quer Ser Saudável (2015), Cozinha Vegetariana para Bebés e Crianças (2016), Cozinha Vegetariana para Festejar (2017), Cozinha Vegetariana à Portuguesa (2018) e Cozinha Vegetariana Rápida e Prática (2019), publicados em Portugal (Arteplural Edições) e Brasil. Realiza regularmente workshops, tendo criado a Academia Vegan – espaço de culinária, em Lisboa. Saber mais

14h00m – FAZENDO A CONEXÃO: SISTEMA GLOBAL DE ALIMENTAÇÃO DE BASE ANIMAL E PANDEMIAS

O “Relatório de Alimentos e Pandemias” da ProVeg é um trabalho rigoroso que faz a conexão crucial entre a actual crise da COVID-19 e sistema global de alimentação baseado na exploração e consumo de animais, destacando como as nossas escolhas alimentares ajudam a criar uma receita para pandemias zoonóticas. Vamos assistir à apresentação deste Relatório por duas das especialistas, entre muitos, co-autoras do mesmo.
Palestra por Limbania Aliaga e Simone Wanda Lühr | Evento Facebook | Sala Zoom

Limbania Aliaga é boliviana e estudou Agricultura, Meio Ambiente E Ciências Da Água. Ela tem experiência em pesquisa na produção de biogás e trabalhou em projectos de desenvolvimento internacional na Bolívia, Costa Rica e Honduras. Ela esforça-se para ser uma ponte entre a ciência e seus beneficiários. Membro da Equipa de Pesquisa e Ciência da ProVeg, ela é co-autora do “Relatório de Alimentos e Pandemias” da ProVeg.
Simone Wanda Lühr é originalmente de Hamburgo, Alemanha. Ela estudou biologia com foco na biodiversidade e ecologia. Desde 2016, trabalha para a ProVeg como membro da equipa de Pesquisa, sendo também co-autora do “Relatório de Alimentos e Pandemias”, e também da equipa de Serviços de Alimentação. Assim, combina o seu interesse em fornecer conhecimento em assuntos de biologia, como a agricultura sustentável, e ajuda a aumentar a disponibilidade e a qualidade de alimentos veganos na restauração comunitária.

15h30m – SAÚDE E FITNESS VEGAN

O Rafael irá apresentar o seu novo livro “Saúde e Fitness Vegan” e levará a plateia por uma viagem pela sua transição para atleta vegano e as diferenças que sentiu. Irá ainda apresentar a ciência teórica e prática sobre as dietas veganas para a saúde e performance desportiva e mostrar outros exemplos reais de atletas.
Palestra por Rafael Pinto | Evento Facebook | Sala Zoom
Autor do livro “Saúde e Fitness Vegan”, uma das figuras mais reconhecidas do veganismo em Portugal, praticante de musculação e criador do canal de educação para o fitness e nutrição de nome próprio. Palestrante internacional, destaca-se pelo seu trabalho rigoroso de divulgação científica de forma acessível a todos. Saber mais

17h00m – O FIM DA INDÚSTRIA PECUÁRIA

Há evidências claras e sólidas de que a pecuária, especialmente a pecuária industrial, é nociva para humanos, para o planeta e para os animais. Existem passos claros que todos podemos dar na nossa dieta para reduzir esses danos, mas como podemos corrigir o sistema alimentar à escala global? O que é altruísmo eficaz? O que é carne limpa? E poderemos traçar uma linha do tempo prevendo o que acontecerá entre hoje, em 2020, e o ano 2100, quando a humanidade poderá finalmente libertar-se da sua dependência da indústria pecuária?
Palestra por Jacy Reese Anthis | Evento Facebook | Sala Zoom
Jacy é pesquisador, cientista social da Universidade de Chicago e co-fundador do Sentience Institute. É autor do livro The End of Animal Farming, de 2018, onde analisa o desenvolvimento e a popularização de tecnologias da alimentação, como carne de origem vegetal e cultivada a partir de células. A sua pesquisa foi apresentada no The Guardian, Forbes, Vox e outros meios de comunicação globais, e apresentou-a já em Conferências e Seminários em mais de 20 países.

18h30m – MEDICINA INTEGRATIVA: UMA NOVA FORMA DE PENSAR A FISIOPATOLOGIA E O TRATAMENTO DAS DOENÇAS CRÓNICAS

O autor irá apresentar artigos científicos de última geração que trazem resultados importantes da aplicação da medicina integrativa e alimentação baseada em plantas nas áreas de doença cardiovascular, diabetes mellitus, doenças inflamatórias e cancro. Apresentação de dois casos clínicos ilustrativos e discussão do método integrativo na condução dos pacientes.
Palestra por Dr. Alberto Gonzalez | Evento Facebook | Sala Zoom
O Dr. Alberto Gonzalez é Médico, formado pela Universidade de Brasília, especialista em Cirurgia Geral e Doutorado em Medicina pela Ludwig Maximilians Universitaet Muenchen, de Munique, na Alemanha. Fez parte de um grupo que publicou centenas de artigos em pesquisa de transplantes, recebendo prémios científicos pelas aquisições na área de microscopia intravital (estudo dinâmico, in vivo, da microcirculação). Tem um Projecto na área de microcirculação na UERJ e Fiocruz, e é Professor de fisiologia cardiovascular, respiratória, neurológica, renal, gastrointestinal e celular. Há 18 anos adoptou a alimentação baseada em plantas e a medicina integrativa como método de trabalho. Saber mais

21h00m – CONCERTOS E ENCERRAMENTO

A música é uma forma de expressão inerente ao ser humano, suscetível de partilha de emoções ou afectos. A interação que promove fortalece as relações humanas, aumentando a empatia e o prazer nesse relacionamento. Depois de 9 dias de Festival, com Palestras, Conversas e Workshops, de comidinha maravilhosa para a alma e para o corpo, somos presenteados com um concerto que celebra não só o encerramento de edição de 2020, mas também o momento de nos sentirmos unidos através da música, com uma mensagem de energia, de amor e de esperança, que nos acompanhe neste momento mais difícil.

21h00m -21h30m | Concertos por Jéssica Cipriano e Vanessa Ferreira | Evento Facebook | Sala Zoom

Jessica Cipriano é Cantora profissional há 8 anos, professora de canto e, actualmente, vocalista da Banda Funkoff, É vegana e mãe de uma bebé humana e também de bebés peludos. Vanessa Ferreira é Cantora profissional há 11 anos, guitarrista há 8 e é vocalista e guitarrista em projecto a solo. É também mãe de uma filha de quatro patas.

21h45m -22h30m | Concertos por Romeu
Nascido em Lisboa e a viver em Londres, Romeu é um cantor, compositor, instrumentista e produtor de música pop contemporânea que nos traz uma sonoridade moderna, sensual e cativante. Músico a tempo inteiro em Londres, é conhecido por estar sempre de sorriso aberto. A meditação e o veganismo são uma grande parte da vida deste artista e todas as suas músicas são cuidadosamente elaboradas com mensagens conscientes e motivantes.

Bancas Participantes

Ao contrário do que tem vindo a ser habitual, não existiu um espaço físico. Mesmo online procuramos criar as condições para que os mais variados projectos veganos exponham a sua oferta e permitam ao público conhecer e experimentar os seus produtos e serviços com condições vantajosas.

Tivemos projectos veganos com as mais variadas actividades e ofertas, com preços para todos os bolsos. Em termos de comida pronta a comer, tivemos petiscos, salgados, doces, pastelaria, orgânico, raw e muitas outras ofertas deliciosas que não conseguimos catalogar.

Além de comida servida na hora, tivemos artigos ecológicos, de higiene e cosmética, brinquedos, arte e decoração, livros, roupas, sapatos, conservas, alternativas a lacticínios, e muitas outras categorias, demonstrando como é completa e abrangente a oferta de produtos e serviços veganos.

Desafiámos os projectos participantes a aderir a uma semana de promoção com 20% de desconto numa selecção de produtos por si realizada. Esse desconto foi obtido usando nas encomendas o código #vegfest2020

As encomendas, pagamento e entregas foram geridas por cada participante, a Associação Veganário apenas se compromoteu com a promoção dos projetos, produtos e serviços ao abrigo da campanha.

Assinalamos na lista abaixo quais os parcipantes aderentes a esta semana louca:
“Veganário Fest 2020 com 20% Desconto!”

Foram óptimos motivos para nos visitar e aos nossos parceiros!

Lista de Participantes

Em alternativa a esta lista poderá ser consultado o álbum promocional em Facebook.

Animal Save & Care Portugal
Activismo
desde 2018

O Animal Save & Care Portugal trabalha pela libertação de animais da escravatura, do abuso e da morte sem escapatória, libertando os humanos do complexo de superioridade, normas e conceitos sociais maléficos e da constante falta de conexão aos outros animais e à natureza como um organismo indivisível. Trabalhamos para construir uma realidade onde todos somos vistos como “animais”, onde “animais” são vistos como “pessoas” e a separação entre ambos é vista como absurda. Mais do que fazer investigações, testemunhar, resgatar animais de maus-tratos, construir santuários, criar abrigos e comunidade, estamos a trabalhar em prol da união, da universalidade e liberdade para todos os seres. Somos uma organização parte integrante do Animal Save Movement, movimento internacional que conta com cerca de 1000 grupos espalhados pelo mundo inteiro e que tem como missão consciencializar o público para a exploração e opressão animal.

ASSOCIAÇÃO ALIANÇA ANIMAL
Activismo
desde 2017

A Aliança Animal é uma Organização do Porto, sem fins lucrativos, independente, apolítica e arreligiosa, de âmbito nacional, fundada por Maria Aragão, autora do livro “Omeletas sem Ovos”, e por Elisa Nair Ferreira, advogada e artista plástica, que trabalha com a sociedade e com as Instituições Públicas e Privadas em três dos pilares essenciais de todas as sociedades: na área do Direito, trabalhando com a Comunidade Jurídica e Académica, participando em Conferências e Cursos de Direito; na área da Educação, desenvolvendo acções de sensibilização através de jogos e Conferências, desde o 1.º Ciclo até ao Ensino Universitário, e, na área da Alimentação, auxiliando e dando formação a Restaurantes e Empresas para implementação de opções veganas nos seus menus, com o programa “E O SEU RESTAURANTE, JÁ TEM?” através do qual oferece um serviço completo e individualizado de consultoria, de implementação e de garantia de pratos inteiramente vegetais nos menus dos restaurantes, proporcionando formação de confiança, tornando, assim, esta alimentação acessível a todos. É, ainda, representante do movimento Activismo Vegano Eficaz, em Portugal, realizando junto da comunidade vegana Cursos com o CEVA – Center for Effective Vegan Advocacy, e, mantendo o site Activismo Vegano Eficaz, com conteúdos internacionais traduzidos para Português.

Banca Natura By Carla Teixeira
Produtos Vegan e ecológicos
desde 2019

Bancanatura.pt é uma loja online portuguesa com grande variedade de produtos alternativos ao plástico. É uma marca comprometida em oferecer produtos Ecológicos e Eco-friendly, daí escolher parceiros com base de confiança, marcas ecológicas e com práticas sustentáveis. Juntamente com uma amiga começámos a produzir Pensos e Discos de limpeza reutilizáveis criando a nossa própria marca Solua Natura. Essa ideia surgiu depois de tanto pedirem estes artigos em mercados. A mudança começa em nós! Durante a semana do Veganário Fest 2020, teremos 20% de desconto na marca Solua Natura (somente nos pensos menstruais). Entregas em todo o país (Portugal Continental e ilhas)

Baransu
Pastelaria
desde 2018

Das mãos de duas irmãs nasceu a baransu, que significa equilíbrio em japonês. Acreditamos que a vida deve ser levada de forma equilibrada e por isso criámos bolos que nos permitissem um momento doce mas nutritivo. O bolos da Baransu são feitos com ingredientes biológicos, são vegan e, contêm apenas os açúcares naturalmente presentes na fruta, sendo um ótimo snack ou sobremesa. Durante a semana do Veganário Fest 2020, teremos 20% de desconto. Entregas em todo o país (pode ser feita recolha em Almada) O envio dos bolos encomendados será realizado após o término do Veganário Fest.

Batata Doce de Odemira
Agricultura Biológica Familiar
desde 2017

O contacto, raízes e o amor à terra desde sempre levou-nos a criar este projecto de vida de produção, sensibilização e comercialização de batata doce regional, de época e certificada biológica de Odemira. Directamente do produtor para o consumidor. Produzimos 4 variedades (Polpa Amarela, Roxa, Laranja e Branca). A época da batata doce decorrerá até final de Fevereiro meados de Março de 2021, dependerá como se comportará a sua qualidade e stock disponível. De Abril a Julho não as comercializamos. Entregas todas as Sextas feiras em Lisboa

Bolosofia
Pastelaria Profissional Vegan
desde 2008

Desde 2008 que meto as mãos na massa e foi desta dedicação que nasceu e cresceu a marca Bolosofia, 100% portuguesa e 100% vegan. O meu objetivo é a otimização da pastelaria artesanal através da utilização de ingredientes exclusivamente de origem vegetal, e da inspiração na sazonalidade e autenticidade da matéria-prima. Os produtos Bolosofia têm tudo, exceto laticínios, ovos, farinhas e açúcares refinados, e privilegiam o uso de ingredientes nacionais e locais, provenientes de fontes sustentáveis. Faço tudo com muito amor e tenho uma visão: contribuir para um mundo mais consciente, saudável e sustentável através da alimentação. Entregas em LISBOA, SINTRA, CASCAIS (bolos de casamento entregues em todo o país)

Braga Animal Save
Activismo
desde 2017

O Braga Animal Save é uma associação sem fins lucrativos pertencente ao movimento internacional Animal Save Movement, que conta com mais de 700 grupos espalhados por todo o mundo. Desde dezembro de 2017, testemunhamos a chegada de vacas e porcos ao matadouro sob a forma de vigília. O ativismo de “bearing witness” – prestar testemunho – tem como objetivo mostrar ao mundo o que acontece com aqueles animais, mostrar o seu sofrimento, o seu medo, a sua fragilidade física; demonstrar as suas emoções através do registo de vídeo e fotografia; não ficar indiferente e dar a cara em respeito às vidas que serão perdidas… As pessoas tendem a relacionar-se com a emoção das outras pessoas, sentem empatia. Ao mostrarmos empatia por aqueles animais prestes a serem abatidos, acreditamos que o mundo poderá sentir a nossa empatia e, assim, pensar duas vezes sobre as escolhas feitas no dia a dia. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto no nosso merchandise: sweatshirt, t-shirts, tote bags e pins. Entregas em Portugal (todo o país)

Bvegan
Produção e comercialização de produtos alimentares biológicos e vegan desde 2019

Receitas portuguesas autênticas e saborosas bolachas, queijos e manteiga vegan… Ingredientes de origem biológica certificada. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto. Entregas em Portugal (todo o país)
Brochura Promocional

Caminho Zero
Produtos ecológicos e veganos
desde 2018

Caminho Zero é uma loja online que se dedica a comercializar produtos ecológicos e veganos para casa e higiene, livres de plástico e de produtos químicos em embalagens recicláveis ou reutilizáveis. Durante a semana do Veganário Fest 2020, teremos 20% de desconto. Entregas em toda a União Europeia

Canela Cheia
Artesanato Têxtil
desde 2009

A Canela Cheia é um projeto zero lixo. Ajuda pessoas que procuram soluções sustentáveis para os seus gestos diários, através da criação de peças têxteis para usar, lavar e voltar a usar. Vezes sem conta. 70% da matéria prima utilizada é resultado de doações, existindo um grande envolvimento da comunidade. Entregas no Seixal, envio para todo o país

Cherosabor
Pastelaria
desde 2012

Somos uma equipa empreendedora e apaixonada pela arte de desenvolver produtos com base na Cherovia / Pastinaca, típico da região da Covilhã. A Cherosabor é uma empresa jovem e criativa que está no mercado desde 2012 na regisão de Lisboa a desenvolver e comercializar produtos com base neste legume. Poderão consultar a variedade dos nossos produtos com base nesta raiz no nosso site, como doces e sem açucar e na área dos salgados e patês vegetais. Estes produtos são desenvolvidos com base em vegetais e com muito sabor. A nossa marca transporta tradição, qualidade e originalidade, dando a conhecer o legume típico de Portugal, enriquecendo assim o vosso espaço com esta cultura gastronómica. Durante a semana do Veganário Fest 2020, teremos 20% de desconto. Entregas em todo o país

ConVeganVida
Alimentação e produtos vegan
desde 2020

A ConVeganVida surgiu para ser um parceiro social, facilitador no processo para uma vida sustentável. Oferecemos produtos e serviços que proporcionam hábitos de vida saudáveis, bem como atitudes sustentáveis. Nossos produtos são confeccionados com matéria prima 100% vegetal, levando até você uma alimentação saborosa, saudável e sustentável. Utilizamos, preferencialmente, embalagens biodegradáveis e transportes eficientemente energéticos. Durante a semana do Veganário Fest 2020, teremos 20% de desconto em hambúrgueres, almôndegas e espetadas. Informações relativas a promoção: 1) O pedido deve ser feito com no mínimo 24h de antecedência; 2) O menu fora da região de Lisboa não é possível entregar em marmita pronta e sim em embalagem congelada com agendamento prévio; 3- O pagamento deve ser efetuado através de transferência bancária ou MbWay e enviado comprovativo via email; 4) Promoção não cumulativa com as demais vigentes. Entregas em todo o pais
Brochura Promocional

DØT MAGAZINE
Revista de Música
desde 2019

A DØT Magazine é uma revista de música no panorama editorial. Fundada pela simples ideia – novos talentos, novas mentes – dada pelos músicos emergentes em Portugal. A publicação é conduzida pela crença de que a música pode ajudar a mudar o Mundo. Estamos conscientes de que o planeta está em urgência climática mas também sabemos que a arte e a cultura não podem parar. Por isso, a DØT é produzida, desde a produção ao envio, de forma sustentável, sendo também vegan friendly! A nova edição está à venda no nosso website, com um custo de 4,50€. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto com o código vegfest2020. Entregas em todo o país e mundo via CTT

DAFNE VAZ
Naturopata, Nutricionista e Chef Vegan
desde 2014

Sou uma amante da Natureza, Activista Alimentar e investigadora incansável em Alimentação Medicinal. Trabalho como Naturopata, Nutricionista e Ecochef. Dou consultas, realizo workshops e retiros com o objectivo de partilhar conhecimentos sobre Activismo Alimentar, Veganismo, Alimentação Viva, Medicina Natural e Ecologia. Convido-te a ler no meu site o meu manifesto “Nutrição para uma Nova Terra”. Durante a semana do Veganário Fest 2020, ofereço 20% de desconto na marcação de consultas online de Naturopatia e Nutrição.

Drawing Vegan Travels by Luna Kirsche
Ilustração e Costura Criativa
desde 2018

Criado pela ilustradora Luna Kirsche (Maria Barbosa), num desejo de combinar 3 das coisas que mais gosta, nasceu este projecto que junta a ilustração, viagens e o veganismo. O Drawing Vegan Travels começou como uma página de instagram mas com vontade de seguir um caminho diferente das milhares fotografias de comida, Luna começou a desenhar as refeições que vai encontrando ao longo da viagens. A página de Instagram acaba por ser um guia de viagens ilustrado. Podem encontrar ilustrações de viagens desde Lisboa a Seoul, na Coreia do Sul, e muitas mais estão para acontecer. 2020 veio pôr em pausa as viagens. Voltei à costura criativa e comecei a criar máscaras, bolsas e outros acessórios, alguns deles inspirados no veganismo. Semelhante às edições anteriores do Veganário, vou ter ilustrações das viagens (prints e originais), outras ilustrações de vários tamanhos, shopping bags, stickers. Durante a semana do Veganário Fest 2020, ofereço 20% de desconto. Entregas via CTT para todo o mundo. (em mão em Oeiras, Amadora e Lisboa)

Easygreen
Mercearia e loja online
desde 2016

A Easygreen é uma mercearia vegan localizada no centro da Maia, distrito do Porto. Dispõe de produtos alimentares 100% vegetais, vestuário de comércio justo e cosmética não testada em animais. Tudo isto poderá também ser encontrado na loja online, onde os produtos podem chegar a todo o país de norte a sul. A Easygreen procura oferecer os meios para que as pessoas façam escolhas mais éticas, saudáveis e amigas do ambiente no seu dia-a-dia, rejeitando a exploração animal sem esquecer a qualidade dos produtos que compram. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto nas marcas Easygreen, Faith in Nature, Auri Foods, Bjobj. Entregas em todo o país (Portugal Continental)

Edita_X
Editora independente
desde 2019
Somos uma pequena editora independente que dá preferência a temas ambientais e ecológicos, a causas sociais e ativismo, à libertação animal e veganismo, à defesa de direitos e ética, à promoção da cultura e à cultura da filosofia e da leitura. Temos princípios. Os nossos princípios são simples e básicos: respeitar-nos e aos outros; lutar contra a exploração e a opressão; dar voz à diferença e ao extraordinário; viver, amar e editar em liberdade. Estes princípios serão sempre refletidos nas nossas edições. E este é O Princípio que rege a nossa linha editorial. Envios por CTT Expresso para todo o país (Portugal Continental e Ilhas)

Ervitas Catitas
Plantas Aromáticas e Medicinais, Óleos Essenciais e Hidrolatos Biológicos desde 2008

As Ervitas Catitas dedicam-se ao cultivo de PAM no Alentejo. Para nós, a produção biológica é uma escolha de vida, e não apenas uma opção económica. A colheita, a secagem e o embalamento são feitos nas nossas instalações e dispomos de uma unidade de destilação para produzir óleos essenciais e águas florais. Cuidamos ainda de um olival tradicional, de cuja a azeitona é feito azeite (biológico) pela Cooperativa de Olivicultores de Sousel. Promovemos a biodiversidade nos nossos campos e utilizamos tanto quanto possível materiais recicláveis nas nossas embalagens. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto em toda a gama de Aromáticas e Condimentares. Entregas em todo o país via CTT

Espiral Aprumada
Importação, distribuição e comercialização de produtos de cosmética vegan desde 2017

A Espiral Aprumada (Veg Up e BeWell Green) nasceu da vontade e necessidade de suprimir a falta de opções na cosmética vegan, sem químicos, biológicos, embalagens ecofriendly. Estamos representados um pouco por todo o país, em espaços de saúde, biológicos e de cosmética. Lutamos por um projeto cada vez mais sustentável e amigo do ambiente, trabalhamos a autoestima da mulher com aconselhamentos personalizados. Temos linha de maquilhagem, linha de rosto, linha de corpo, linha capilar e linha zerowast. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto. Entregas em todo o pais

Fidu
Produtos alimentares
desde 2019

A Fidu é a primeira marca portuguesa de Alimentos Inclusivos: sem ingredientes de origem animal, sem alergénios e sem glúten. Dos nossos produtos destacam-se os Preparados para Bolos e Panquecas e os Cereais de Pequeno-Almoço. Todos sem conservantes, sem aditivos artificiais, nem OGM’s, mas com sabores semelhantes aos convencionais. Aptos para dietas vegan e seguros para a maioria das alergias e intolerâncias alimentares. Podem encontrar os nossos produtos em várias lojas especializadas por todo o país ou online. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto em todos os produtos na loja online, exceto Packs e produtos em promoção. Entregas em todo o país (continente e ilhas)

Green Beans
Mercearia e café
desde 2016

A Green Beans é a uma mercearia vegan situada na baixa lisboeta. Com o objetivo de apresentar uma alternativa justa, ética e saudável, oferece uma grande variedade de produtos de qualidade, biológicos e que respeitam a sustentabilidade. Durante a semana do Veganário Fest 2020, teremos 20% de desconto nas marcas Hydrophil e Allegro Natura. Entregas em todo o país (em Lisboa, Oeiras, Cascais e Setúbal as entregas são feitas de bicicleta)

Kansha – Cozinha Vegetariana
Restaurante e Café
desde 2018

O Kansha é um espaço da cozinha vegetariana centro do país mais propriamente em Fátima. Aqui é tudo de origem vegetal. No Kansha é possível tomar o pequeno-almoço, almoçar ou lanchar (encerramos ao Domingo). Fazemos take-away e ajudamos nos vossos eventos. Temos à venda alguns produtos como manteigas de frutos secos e de cosmética natural de projectos nossos vizinhos. Estamos a 2 minutos da saída da auto-estrada.

Lei de Rose Portugal: Declaração de Direitos dos Animais
Activismo desde 2018

Milhares de ativistas pelos Direitos dos Animais em todo o mundo estão a pedir aos seus legisladores a criação de uma Declaração de Direitos dos Animais. Uma Declaração que proteja todas as espécies de animais não humanos, sem excepção, da crueldade, sofrimento e exploração a que a espécie humana os sujeita diariamente. Enquanto os legisladores se recusarem a conversar com os ativistas e a elaborar um plano de ação para uma Declaração de Direitos dos Animais, os e as ativistas vão continuar a levar a cabo ações de desobediência civil por todo o mundo. A História confirma-nos que os protestos funcionam e é a única forma de mudar o sistema de opressão em que vivemos.

Little Monkey Organic Nut Butter
Manteigas de frutos secos
desde 2019

No Little Monkey temos uma paixão por frutos secos e manteigas de frutos secos. Nossa filosofia de manteigas de frutos secos é simples: sem sal e sem açúcar, só frutos secos biológicos e densos de nutrientes. Durante a semana do Veganário Fest 2020, teremos 20% de desconto. Entregas em todo o país via CTT

Maria do Mar do Meio
Comida pronta e lifestyle
desde 2020

Maria do Mar do Meio é uma marca de comida inspirada na Dieta Mediterrânica. Nasceu através da consciência de que as dietas saudáveis promovidas atualmente podem ser muito pouco sustentáveis para o planeta. Abacates, quinoa, óleo de coco, etc., são alimentos muito nutritivos para quem os consome, mas fazem uma grande viagem para chegar até nós! Em busca de uma maior sustentabilidade na alimentação, surgiu a Maria do Mar do Meio. Todos os produtos são adaptações de receitas clássicas da Dieta Mediterrânica, a maneira natural de se alimentar no vasto território influenciado pelo Mar Mediterrânico, o Mar do Meio, que não banha Portugal mas influencia a cultura e a cozinha portuguesa. Todos os produtos da Maria do Mar do Meio são elaborados artesanalmente a partir de matéria-prima local e sazonal. Durante a semana do Veganário Fest 2020, teremos 20% de desconto. Entregas em todo o país via CTT (e-bike sem custos na Zona Metropolitana de Lisboa, correio com porte de envio acrescido para resto do país)

Miristica Biocosmética Vegana
Cosmética Vegana Artesanal e Produtos Ecológicos
desde 2014

A Miristica é uma microempresa verde e vegana criada a pensar no futuro do nosso planeta, contrariando a tendência da produção de cosméticos em massa com grande impacto ambiental e na nossa saúde. Desenvolvemos cosméticos 100% naturais, certificados, de elevada qualidade, veganos, biodegradáveis e não testados em animais. Os ingredientes utilizados são biológicos e a nossa produção é artesanal e consciente, em pequena escala, consumindo o mínimo de recursos, com o mínimo de desperdício e reduzido impacto ambiental. As embalagens dos nossos produtos são ecológicas e nos envios utilizamos materiais reutilizados, reciclados e biodegradáveis. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto em vários cosméticos para o cuidado do corpo, rosto e cabelo. Entregas via CTT em toda a União Europeia e em mão em Almada.

Montijo Animal Save
Activismo
desde 2018

Nós existimos para que os milhares de animais que são mortos todos os dias nos matadouros do Montijo não sejam invisíveis e para expor a verdade sobre o setor agropecuário. Fazemo-lo através de vigílias pacíficas às portas dos dois matadouros que existem no concelho. Quando chegamos perto dos camiões, estamos olhos nos olhos com animais aterrorizados, que sabem que algo de mau lhes vai acontecer. Não os conseguimos salvar, mas conseguimos pedir-lhes desculpa, dar-lhes um último gesto de amor e respeito, filmá-los e fotografá-los para garantir que não são esquecidos nem invisíveis. Acreditamos que a exploração e morte de animais para consumo é desnecessária, errada e não deveria existir. Se tu também achas que estes animais têm o direito à sua própria vida, junta-te a nós na próxima vigília.

Narrestoiça
Artesanato
desde 2012

A Narrestoiça é uma marca vegana que nasceu das mãos do escultor Miguel Martinho e da sua companheira, Cristina. o primeiro trabalho foi de serigrafia com as t-shirts com desenhos de animais e de Tavira, onde vivemos. depois assomaram à costa os monstros marinhos, que passaram do bronze e mais tarde do azulejo para tecido. o ano passado iniciámos uma linha de artigos reutilizáveis em tecido, como sacos do pão, para compras a granel em algodão, para fruta e legumes em rede, toalhitas, bolsas do lanche… e queremos fazer muito mais! Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% todas as nossas t-shirts. Entregas via CTT em todo o país. (acresce portes)

Naveganu
Criadores de conteúdos de culinária vegana
desde 2020

O Naveganu é uma conta no Instagram que nasceu durante a pandemia com o intuito de mostrar para as pessoas, através das nossas receitas, que o veganismo pode ser muito simples e acessível! As postagens são feitas no mínimo duas vezes por semana e sempre mostramos todo o passo a passo em fotos. O perfil é administrado pelo Bruno (responsável pelas receitas e fotografias) e pela Larissa (responsável por gerir as redes sociais).

Organiko
Produtos ecológicos
desde 2018

A Organiko é uma loja de produtos ecológicos cuja preocupação consiste em oferecer produtos amigos do ambiente, que sejam feitos de forma ética e sem qualquer sofrimento animal. A nossa missão é sensibilizar a população para os problemas causados pelas alterações climáticas. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto nas marcas Zouri, Keepcup, Organicup e nos nossos sacos reutilizáveis. Entregas em Portugal & Europa

Oriente no Porto
Restaurante e Mercearia
desde 1999

O Oriente no Porto é um dos mais antigos e pioneiros restaurantes vegetarianos da cidade do Porto, situado na Rua de São Miguel, n,º 19. Há 21 anos a servir refeições vegetarianas baseadas nos fundamentos da Ayurveda, dedica-se à divulgação dos saberes e práticas do Oriente. É um espaço onde encontra na loja produtos ligados à alimentação vegetariana, cosmética e higiene livre de crueldade, Ayurveda, roupas e decoração oriental, literatura e artigos para yoga e meditação. No restaurante servem deliciosas refeições veganas e podem fazer lá as vossas festas e encontros, e, na nossa sala polivalente pode fazer yoga, assistir a palestras, cursos ou Workshops ou organizar os seus próprios.

oValho
Vegan Snack Bar
desde 2020

Somos um pequeno produtor e distribuidor de comida vegana, fundado no Porto. Gostamos de oferecer a todos os nossos visitantes – não importa se Vegetariano, Vegano ou Omnívoro – uma alternativa para pratos de carne, com base em vegetais. Nosso foco é oferecer pratos substanciais e saborosos, com alto teor de proteínas vegetais. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto no Gulache e Ice Tea da Casa.

Panos da Vera
Alternativas ecológicas para o descartáveis
desde 2012

“Panos da Vera” é um projecto português que cria artigos reutilizáveis e alternativas ecológicas em tecido para as compras, como sacos do pão, sacos de rede para a fruta e legumes, e para as rotinas de beleza e higiene diárias, incluindo discos de amamentação e toalhitas para bebé, lenços e guardanapos de pano, toalhitas desmaquilhantes e pensos higiénicos. A maioria dos tecidos usada são excedentes da indústria têxtil nacional: restos de colecções antigas ou quantidades muito pequenas que por vezes também tem defeito e deste modo não tem já qualquer valor para a indústria da confecção de vestuário. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto em vários dos nossos artigos. Envio através dos CTT para todo o país.

Pistácio
Mercearia e loja
desde 2019

Mercearia e loja vegana situada no coração de Lisboa. Oferece alternativas de qualidade que convidam todos a uma boa e acessível experiência no mundo vegetal. Na Pistácio podem encontrar uma grande diversidade de produtos desde os alimentares e bebidas, até aos cosméticos e produtos de higiene pessoal, roupa, acessórios, livros, entre outros. Investimos maioritariamente na produção nacional, artesanal, biológica e de comércio justo, procurando também ser um ponto de encontro entre os mais variados e interessantes projetos existentes. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto. Envio para todo o país. (entregas diretas no centro de Lisboa)

Pomona Piri Piri
Molho de piri-piri
desde 2017

O Pomona piri-piri veio ao mundo em forma de presente para um amigo muito especial que adora picante, e que me fez ver o tesouro que tinha nas mãos. O Pomona é um molho de piri-piri caseiro, com raízes africanas, muito saboroso! Não tem conservantes artificiais, mas a alquimia da combinação certa dos ingredientes. É um picante que não tira o sabor da comida, potencia-o! Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto nos picantes de 50g. Entregas em todo o país (acresce 4€ de portes de envio)
Brochura Promocional

Rafael Pinto, Saúde e Fitness Vegan
Autor
desde 2017

Com mais de 1200 referências científicas, Saúde e Fitness Vegan é o guia completo para atingir saúde e performance máximas com uma dieta de base vegetal. Aprenda como pode prevenir doenças relacionadas com o estilo de vida através da dieta, como aplicar uma dieta vegana para atletas e os cuidados que deve ter para prevenir deficiências nutricionais. Da teoria à prática este livro ensina tudo o que precisa de saber. Entregas em todo o país

RESPIRAMOR
Roupa e Acessórios
desde 2016

Respiramor é uma marca de roupa e acessórios que comercializa produtos com mensagens sobre animais, veganismo e estilo de vida positivo. A sua fundadora, Joana Barbosa, é uma sonhadora e acredita que todos podemos mudar o mundo com as nossas pequenas ações do dia-a-dia. Respiramor tem a missão de fazer ativismo com as suas mensagens que forma suave e engraçada. O mundo precisa de mais amor e compaixão. Junta-te a nós e vamos juntos respirar amor pelo mundo fora. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto. Entregas em todo o país

Sapato Verde
Calçado, vestuário, acessórios, higiene pessoal e produtos para a casa
desde 2014

Ecológica, vegan, sustentável, ética e amiga dos animais. Estes são os princípios da loja Sapato Verde! Fundada numa filosofia para a sustentabilidade, a loja Sapato Verde surgiu da necessidade de dar resposta à procura de calçado e vestuário alternativo à pele de animal. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto nas marcas Hydrophil e Natural World. Entregas em todo o país (em Lisboa, Oeiras, Cascais e Setúbal as entregas são feitas de bicicleta)

Soul Seven Store
Comércio Online
desde 2020

Acessórios de Moda Vegan, Ecológica e Sustentável. Artigos feitos em Portugal, em cortiça natural. Durante a semana do Veganário Fest 2020, teremos 20% de desconto. Entregas em todo o mundo

So Vegan Market
Mercado Digital
desde 2020

O So Vegan Market é o primeiro marketplace multivendor do mundo para produto veganos, ou seja,é um mercado na internet onde qualquer pessoa pode vender e comprar produtos veganos das mais diversas categorias, para qualquer parte do mundo. Entregas em todo o mundo

The Earthlings Experience Portugal
Activismo
desde 2018

Somos um movimento de activismo pró-veganismo fundado em 14 de Fevereiro de 2015, no Reino Unido, que espalha a verdade sobre o que se passa com os animais nas indústrias produção intensiva de animais para alimentação. Não existe, no movimento “The Earthlings Experience”, a ideia de hierarquia. Este movimento internacional funciona como uma comunidade, cada vez maior, em todo o mundo. És vegan@ ou estás em fase de transição? Tens vontade de ser a voz dos animais cruelmente explorados, expondo o que se passa nos bastidores da indústria de produção de animais para consumo humano? Queres fazer a diferença partilhando informação factual, valores éticos e uma consciência de compaixão para com todos os seres sencientes? Nesse caso junta-te a nós para sensibilizar e abordar o público em geral através de activismo de rua.

Tomar Natural
Produção de Spirulina Artesanal
desde 2018

A Spirulina é uma microalga que enquanto alimento assume um importante papel no organismo, pois nutre, desintoxica e estimula o sistema imunológico. Muito rica em proteína (64% da sua composição), em vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12, E, D, K, em minerais (Cálcio, Magnésio, Potássio, Ferro e Fósforo) e antioxidantes (Betacaroteno, Clorofila e Ficocianina). A Tomar Natural produz Spirulina Artesanal seguindo um processo cuidadoso de filtragem, prensagem, modelagem e posterior desidratação a baixa temperatura, cujo resultado são “palhinhas” de Spirulina de qualidade, 100% pura, mantendo as propriedades nutricionais intactas, com sabor e cheiro suaves e textura crocante.Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto. Entregas em todo o país
Brochura Promocional

VeganChee
Produçao de alternativas vegetais aos lacticínios
desde 2017

A Veganchee existe porque tu existes! Porque quer partilhar contigo os produtos que tem vindo a desenvolver e que considera ser uma alimentação mais saudável, mais benéfica para o organismo, para o planeta, para os animais, foi esse o motivo que nos fez nascer, que nos faz continuar e é pelo qual estamos aqui todos os dias… Na Veganchee podes encontrar alternativas vegetais ao queijo, com base de sésamo, de amêndoa e de caju, cremes de barrar, probióticos, frescos ou curados, podes encontrar também alternativas vegetais ao organismo probióticas em sem açucares adicionados. Fazemos chegar os nossos produtos a qualquer ponto do país… Aguardamos por ti! Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto. Entregas em todo o país.

Vegano Social Club
Fast Food
desde 2018

O Vegano Social Club é um projeto em fase de expansão que tem o propósito de promover festas virtuais, com muita música, dança e papo furado. Um lugar para curtir com os amigos sem sair de casa e um lugar onde você pode dar a cara sem ter que usar máscaras. Também fazemos entregas à domicilio de deliciosos salgadinhos estilo tradicional de qualquer tasca ou café onde antes convivíamos sem medos e sem distanciamentos. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos 20% de desconto nos packs de croquetes de alheira. Entregas a combinar mediante avaliação do terreno e dos trilhos.

Wave 269
Vesturário, Terapias e Activismo
desde 2019

Onda vegana ativista inspirada em finais felizes. Vestuário e material ativista, dicas para quem quer ser vegano, terapias alternativas: tratar do coração e ajudar a lidar/viver com a empatia sem alimentar raiva ou frustração. Durante a semana do Veganário Fest 2020 teremos t-shirts Rise Clan a 5€. Entregas na Ericeira ou ponto de recolha em Lisboa.

“Eu vou Mudar o Mundo!” by Veganário Kids

“Eu Vou Mudar o Mundo!” é o mote para um Programa que decorreu inserido no Veganário Fest 2020, criado em 2019, a pensar num público muito importante: as Crianças!

Todas as crianças, residentes em Portugal, que participaram nas actividades ganharam uma prenda especial: o boné ““Eu Vou Mudar o Mundo!”, e todas as crianças, em qualquer lugar do mundo, receberão o seu Diploma de Participação! (Oferta de bonés limitada ao stock existente!)

Já não é discutível o facto de que o Planeta está ameaçado pelo comportamento ganancioso e prepotente dos humanos. Porque o Veganário tem consciência de que o Planeta é a casa de todos, a casa que vamos deixar para as nossas crianças, decidiu deitar mãos à obra e construir um espaço de entretenimento pedagógico para elas: O VEGANÁRIO KIDS!

O Veganário Kids é criado e gerido em parceria com a Associação Aliança Animal, formando, assim, uma equipa de voluntários que reúne a experiência comprovada de três anos de realização de eventos em inúmeras escolas públicas e privadas, aprovados por psicólogos, e a experiência de várias mães!

Brincar é uma das formas mais comuns do comportamento humano, principalmente durante a infância, faz parte do desenvolvimento saudável das crianças e tem-se revelado uma forma bastante eficaz de aprender! Então, o Programa “Eu Vou Mudar o Mundo!” apresenta-se como uma forma de fazer as crianças reflectirem por si próprias sobre os comportamentos que ajudarão a mudar o Mundo para um lugar onde todos possamos coexistir de forma harmoniosa.

Apoios

Não podemos deixar de expressar o nosso sincero e sentido agradecimento às entidades que se disponibilizaram a ajudar-nos a organizar, a fazer acontecer, este festival e as variadas actividades que nele ocorrem. Um muito obrigado ao vosso valioso apoio. Este ano, com a edição online, estes agradecimentos vão também directamente para todos os projectos participantes e oradores que se disponibilizaram a manter vivo este acontecimento num ambiente online.

Apoio na Programação e Garantia do Espaço Crianças

Tens algo a sugerir ou partilhar? Podes deixar aqui o teu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close